Quarenta pessoas perderam a vida e outras em número não especificado contraíram ferimentos graves e ligeiros, como resultado dos 67 acidentes de viação registados nos meses de Janeiro e Fevereiro na província de Nampula.
Factores que têm a ver com negligência na condução, são tidas, pelos agentes reguladores de trânsito, como sendo as principais causas que contribuem no aumento da sinistralidade nas estradas. Segundo Orlando Mudumane, porta voz da polícia, apesar dos esforços levados a cabo pela corporação na disseminação de mensagens sobre a observância das regras básicas de trânsito, os automobilistas continuam a ignorá-las.
Em Nampula, são reportados com regularidade casos de acidentes de viação, maior parte dos quais derivados da inobservância dos cuidados mais elementares de transito. Entretanto, a polícia ainda está à procura do individuo que, no passado dia 10 de Março, na sede do distrito de Eráti, em Namapa, se envolveu num acidente de viação que originou a morte de duas pessoas, nove feridos graves e quarenta ligeiros.
O indivíduo, cujo nome não foi revelado, conduzia ilegalmente um autocarro de marca Mitsubish, da transportadora Maning Nice, que embateu contra a parte traseira de outra viatura, que se encontrava estacionada, tendo, em seguida, empreendido uma fuga. Infelizmente não conseguimos apurar o nome e nem o paradeiro do motorista que conduzia a viatura sinistrada.
Disse a fonte, visivelmente preocupada. Segundo Orlando Mudumane, porta voz da PRM em Nampula, a corporação continua a envidar esforços no sentido de neutralizar o indivíduo a fim de responsabilizá-lo pelos seus actos, e que, paralelamente, decorrem contactos junto do proprietário da viatura que presentemente se encontra na Tanzânia, sua terra natal.