Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

NEFEAF lança “Miss e Mister 2014” em Mocuba

NEFEAF lança “Miss e Mister 2014” em Mocuba

O Núcleo dos Estudantes da Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal (NEFEAF) da Universidade Zambeze (UniZambeze) lançou, no passado sábado, 04 de Outubro, o “Miss e Mister 2014”. Trata-se da segunda edição de um concurso de desfi le, dança e canto. O projecto, meramente académico, abrange todos os estabelecimentos de ensino da cidade de Mocuba, província da Zambézia.

Numa altura em que a promoção da cultura na cidade de Mocuba tende a reduzir-se, o Núcleo dos Estudantes da Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal (NEFEAF) decidiu resgatar as actividades culturais na urbe, ao lançar pela segunda vez o concurso de desfile, dança e canto intitulado “Miss e Mister 2014”.

O programa que alberga também as instituições de ensino secundário da cidade de Mocuba, visa “desenterrar” os talentos da nova Zona Económica Especial da Zambézia. O “Miss e Mister 2014” contempla quatro galas, nomeadamente um casting, uma gala de apresentação, semifinal e a final. Serão repescados os candidatos que, porventura, não avançarem para as fases posteriores, mediante a realização de um teste oral sobre cultura geral, o que não se verificou na edição passada (2013).

O concurso pretende, igualmente, consolidar os laços de aliança daquele estabelecimento de ensino superior com as escolas secundárias, de modo a promover a boa convivência entre os estudantes de diversos níveis de escolaridade.

Segundo Télvio Osório, presidente do NEFEAF, o projecto em alusão enquadra-se nos planos de actividade daquela agremiação, que é a divulgação dos serviços prestados pela UniZambeze, em particular a FEAF. Como forma de promover a imagem daquele estabelecimento de ensino superior sediado na capital de Sofala (Beira), os estudantes decidiram revitalizar o projecto cultural que se encontrava nos arquivos da organização.

“Decidimos desenterrar o nosso projecto para promover, igualmente, a imagem da nossa instituição. Sentimos que a maior parte dos estudantes do nível médio tem receio de concorrer para a admissão na nossa faculdade devido à falta de informação, razão pela qual achamos importante apostar em algo diferente que engloba diversão e a componente académica”, refere Télvio.

Refira-se que o NEFEAF tem vindo a promover o nome da Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal da Uni-Zambeze no município de Mocuba através da organização de eventos tipicamente culturais que arrastam molduras humanas, dentre académicos e demais habitantes.

A primeira edição

A primeira edição do concurso “Miss e Mister” decorreu em 2013. Como já é habitual, o programa decorre entre Setembro e Outubro, meses que marcam os aniversários da Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal e do dia do engenheiro agrónomo. A equipa organizadora do evento não esconde quão difícil foi o desafio de juntar talentos que outrora estavam reprimidos.

O mesmo envolveu todos os estabelecimentos de ensino (secundários e técnicos) existentes no distrito de Mocuba. A direcção do NEFEAF reconheceu que o concurso foi uma opção, pois aquele movimento estudantil pretendia promover a prática de feiras de ciências, mas a falta de fundos fez com que mudasse de ideia.

Com fundos próprios, o NEFEAF reproduziu cartazes e espalhou-os por todas as avenidas da urbe. Porém, isso não bastou para que o concurso fosse garantido. Alguns representantes daquela organização, cujo objectivo é defender os interesses dos estudantes, marcaram audiências com os directores das escolas para que lhes fosse concedida a autorização para afixarEM panfletos no recinto escolar.

O evento superou as expectativas. O primeiro dia, o mesmo contou com uma moldura humana invejável, tendo chegado a movimentar mais de duas mil pessoas, dentre artistas, nomeadamente modelos, músicos e bailarinos, além dos espectadores. Segundo Télvio, o “Miss e Mister” foi um mecanismo encontrado pelos estudantes para promoverem os serviços prestados pela Universidade Zambeze na cidade de Mocuba. O concurso visa, igualmente, proporcionar a interacção e a troca de experiências.

Na época, aquele estabelecimento de ensino precisava de pessoas que pudessem levar o nome da instituição à população. Para o efeito, a direcção do NEFEAF viu-se obrigada a investir fundos próprios para que o projecto se tornasse realidade. A falta de financiamento para a realização do evento quase comprometeu as actividades, mas, graças à invenção de programas de diversão, com destaque para a projecção de filmes e espectáculos de artistas locais, o “Miss e Mister” foi materializado.

O nosso interlocutor reconheceu que, entre os estudantes de níveis académicos diferentes, há sempre o complexo de superioridade e inferioridade, mas o concurso pretende eliminar tais comportamentos que, de certa forma, reprimem alguns talentos. O primeiro prémio em masculinos e em femininos, na rubrica de desfile, foi para a instituição anfitriã e a Escola Secundária Pré-Universitária de Mocuba, respectivamente. Os segundos classificados foram a Escola Secundária Josina Machel e o Instituto Agrário de Mocuba (IAM).

O evento foi um sucesso. Graças aos fundos angariados no decurso do “Miss e Mister”, a direcção do NEFEAF conseguiu comprar equipamento sonoro actualmente usado naquele estabelecimento de ensino em grandes eventos. O valor remanescente foi destinado ao apoio a estudantes carenciados que na altura não gozavam de boa saúde.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts