Com uma atuação sensacional no último quarto (iniciaram a perder por 72 a 66), o Dallas Mavericks reagiu e venceu o Los Angeles Lakers por 98 a 92, na noite desta sexta-feira (já madrugada de sábado em Maputo), abrindo 3 a 0 na série de playoffs pelas semifinais da Conferência Oeste. O incrível desempenho de Jason Terry e Predrag Stokakovic nos tiros de três pontos, além da categoria habitual de Dirk Nowitzki, foram determinantes para o triunfo dos locais.
Como de costume, Nowitzki foi o cestinha do Dallas. O ala alemão marcou 31 pontos (ainda apanhou nove rebotes) e fechou o embate como o maior pontuador em quadra. Terry, com 23 pontos, saiu do banco e foi decisivo com seus arremessos de fora, assim como Stokakovic, que marcou 15. Muito bem marcado por Jason Kidd, Kobe Bryant esteve apagado, cabendo ao pivô Andrew Bynum ser o destaque dos Lakers, que não contaram com o ala Ron Artest, suspenso pela cotovelada desferida em Jose Barea no duelo anterior.
Bynum marcou 21 pontos e apanhou 10 ressaltos, chegando ao duplo-duplo. O segundo melhor pontuador do quadro da Califórnia foi Lamar Odom, com 18, seguido de Bryant, com um ponto a menos.
O quarto confronto entre Lakers e Mavericks será realizado no domingo, novamente em Dallas. Uma nova vitória já garantirá os Mavs na decisão da Conferência Oeste para enfrentar Oklahoma ou Memphis. Aos Lakers, bicampeões, só resta o triunfo para que a equipe não veja ir pelos ares o sonho do tri.