O Miami Heat chegou a ficar 17 pontos atrás no primeiro quarto. A equipe também perdeu LeBron James, lesionado, nos minutos finais da partida da noite desta terça-feira (madrugada de quarta-feira em Moçambique). Mas a equipa da Flórida está a um jogo de ser campeão da temporada 2011/2012 da NBA, a Liga Profissional de Basquetebol norte americana. Com Mario Chalmers como quarto elemento somado ao seu trio de luxo, a equipe da casa foi superior nos momentos decisivos e derrotou o Oklahoma City Thunder por 104 a 98 para fazer 3 a 1 na série.
Com 26 pontos, 12 assistências e nove ressaltos, LeBron ficou perto de um triplo-duplo, mas lesionou a perna esquerda com 5m15s para o fim da partida. Ainda tentou retornar à quadra, mas voltou ao banco pouco tempo depois. O Miami, porém, contou com o auxílio de Mario Chalmers, que acertou três bolas de três pontos e marcou 25 pontos, mesma pontuação de Dwyane Wade.
O melhor marcador da partida com 43 pontos, Russell Westbrook teve a sua grande atuação marcada por um erro no fim. Faltando 13s, o armador fez falta desnecessária quando o Thunder perdia por três pontos. Mario Chalmers converteu os dois lances livres para praticamente selar a vitória do Heat. Kevin Durant terminou o duelo com 28 pontos.
Bom início do Thunder
Depois de alguns jogos com inícios maus, o Oklahoma City entrou com tudo em quadra. Bem na defesa e preciso no ataque, a equipa visitante ignorou a pressão da claque adversária e abriu 13 a 3 nos primeiros quatro minutos de jogo. O Miami até conseguiu diminuir a diferença para cinco pontos, mas, comandado por Russell Westbrook (dez pontos) e Kevin Durant (oito), o Thunder voltou a abrir distância e chegou a ficar 17 pontos à frente: 33 a 16.
Norris Cole ainda acertou um triplo no último lance do período para reduzir a desvantagem do Heat. O Miami não perdeu tempo para reagir no segundo quarto. A equipa da casa emendou uma sequência de 16 a 0 no início do período para levantar a claque antes de Dwyane Wade acertar um triplo e empatar o jogo em 35 a 35.
Os triplos, aliás, fizeram a diferença para o Heat, que acertou quatro das oito tentativas para voltar para o jogo. Apesar da reação dos donos da casa, o Thunder conseguiu manter-se em vantagem antes do intervalo: 49 a 46.
Depois de ficar atrás do placar ou empatado durante todo o primeiro tempo, o Heat ficou pela primeira vez em vantagem quando Chris Bosh fez um cesto, sofreu a falta e converteu o lance de bonificação para fazer 55 a 54.
A liderança trocou de mão algumas vezes antes de o Miami conseguir controlar a partida e abrir sete pontos após seis pontos de LeBron James (77 a 70). Mas o Thunder ainda conseguiu aproximar-se quando James Jones fez falta em Durant enquanto Westbrook fazia um cesto. Kevin Durant ainda converteu o lance livre, e a equipa da casa entrou no último período vencendo por 79 a 75.
Quando todos esperavam um duelo entre LeBron e Durant no quarto decisivo, Westbrook e Chalmers roubaram os holofotes. O Miami seguia comandando o placar, mas o Thunder não deixava o adversário escapar. A situação, porém, parecia estar a virar a favor dos visitantes quando LeBron James lesionou o joelho esquerdo e deixou a quadra com 5m15s para o fim. Sem o seu marcador, Kevin Durant marcou quatro pontos seguidos para colocar o Oklahoma City em vantagem (94 a 92).
Para delírio da claque, mesmo a coxear, LeBron retornou e acertou um triplo que ajudou os anfitriões a abrirem 99 a 94 com mais dois pontos de Wade.
O jogo do Thunder era basicamente focado em Russell Westbrook, que marcou 17 pontos no quarto, enquanto Mario Chalmers aparecia bem pelo Miami, com 12 pontos. E o lance capital envolveu justamente os dois. Udonis Haslem ganhou disputa de bola ao alto contra James Harden, e Chalmers ficou com a bola com menos de cinco segundos de posse, quando Westbrook fez falta desnecessária. O jogador do Heat converteu os dois lances livres para abrir 103 a 98.
Kevin Durant errou a tentativa de três pontos na jogada seguinte, e Chalmers ainda converteu mais um lance livre para definir o placar final: 104 a 98.
O jogo 5 acontece nesta quinta-feira (madrugada de sexta-feira em Moçambique), mais uma vez em Miami, com o Heat, podendo ser campeão em casa. O Thunder precisa vencer para levar a série novamente para Oklahoma e continuar a disputar o título.Você poderá acompanhar em directo este jogo no TWITTER @verdademz.