Vinte e quatro imigrantes se afogaram quando o barco em que estavam afundou perto de uma ilha grega próxima à Turquia, disse a guarda-costeira da Grécia nesta quinta-feira, à medida que pessoas em busca de asilo continuam a tentar a travessia para a Europa, apesar das severas condições de inverno.
“Um homem que conseguiu nadar até a costa disse às autoridades gregas que o barco transportava de 40 a 45 pessoas”, disse o oficial da guarda-costeira. O naufrágio aconteceu na quarta-feira ao norte da ilha de Samos, no leste do mar Egeu, perto do litoral turco.
Dez pessoas foram resgatadas até o momento, e embarcações da guarda-costeira e da agência europeia Frontex buscam por mais sobreviventes.
Mais de 600 mil refugiados e imigrantes em fuga de países em guerra como Síria e Afeganistão entraram na Grécia a partir da Turquia no ano passado, arriscando a curta mas perigosa travessia marítima, muitas vezes em barcos insufláveis. Centenas afogaram-se.
Um dia antes, seis imigrantes, incluindo uma criança, morreram afogados quando seu barco afundou perto da ilha de Kos, também próxima à Turquia.