O naufrágio de terça-feira no litoral de Serra Leona deixou ao menos 120 mortos, que já foram enterrados, e inúmeras pessoas estão desaparecidas, anunciou este sábado à AFP o lugar-tenente Mohamed Turay, da unidade de vigilância da Marinha, mas Freetown não comunicou nenhum número oficial.
Segundo testemunhos de sobreviventes, o navio de madeira sobrecarregado de mercadorias e passageiros, entre eles muitas crianças voltando de férias, foi surpreendido por uma tempestade, em plena temporada de chuvas, e afundou em alguns minutos.
O oficial da Marinha disse que as buscas continuam, porque alguns corpos estão aparecendo na superfície da água com o passar do tempo. Serra Leona fará segunda-feira um dia de luto nacional, em memória das vítimas, anunciou neste sábado a presidência em um comunicado, sem falar no número de vítimas.
“O presidente Ernest Koroma lamenta profundamente este desastre nacional e pede a todas as igrejas que rezem domingo para o repouso dos mortos e a rápida recuperação dos sobreviventes”, afirmou o comunicado.