Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Natação: Igor Mogne e Géssica Stagno “Nadadores Completos”

O nadador moçambicano Igor Mogne, que no presente evolui no velho continente vestindo as cores do Sporting Clube de Portugal, sagrou-se no domingo (29) campeão do Torneio Nadador Completo. No final dos dias de competições, aquele atleta somou 2860 pontos. Em femininos, a prova foi ganha pela nadadora Géssica Stagno, dos Tubarões de Maputo.

A Piscina Raimundo Franisse foi palco de mais uma edição do Torneio Nadador Completo, por sinal pela 28ª vez que a prova é patrocinada pele empresa Petróleos de Moçambique, Petromoc. A competição teve a participação de mais de 200 nadadores, em representação dos clubes Desportivo, Golfinhos, Ferroviário, Nguenhas de Matendene, Tubarões e Clube Naval, todos da capital moçambicana, assim como o Ferroviário de Nampula que participou na condição de convidado.

Durante o evento assistiu-se a um grande despique entre Igor Mogne e Valdo Lourenço, que já ganhou o certame por três ocasiões. Os dois atletas dos Golfinhos, nos dois dias em que decorreu a competição, deixaram tudo na água a fim de terminarem a prova na primeira posição, uma vez que, diferentemente das outras competições, no Torneio Nadador Completo premeiam-se as individualidades e não os clubes.

Mogne, que actualmente evolui no Sporting Clube de Portugal, provou que está a atravessar um grande momento de forma. Nas cinco especialidades, nomeadamente 100 metros livres, costas, mariposas e costas e 200 estilos, o campeão da edição passada ocupou a primeira posição averbando melhores marcas em relação aos seus perseguidores directos.

No final das cinco especialidades, Igor Mogne somou um total de 2.860 pontos, mais 302 que o seu colega de clube, Valdo Lourenço, que esteve longe da sua melhor forma. No terceiro e último lugar do pódio ficou o nadador Elton Mangore, também dos Golfinhos. Aquele atleta amealhou um total de 2.542 pontos. Caso para se dizer que em masculinos a prova foi dominada pelos campeões nacionais de Verão e de Inverno.

Três anos depois Géssica Stagno regressa ao trono No que aos femininos diz respeito, a prova foi dominada pela nadadora Géssica Stagno, dos Tubarões de Maputo. A referida atleta, que durante três anos esteve fora das piscinas, não teve dificuldades em superar as suas rivais, vencendo as cinco provas com categoria. Nesta competição, a campeã da edição passada, Gisela Cossa, esteve irreconhecível, visto que nem consta na lista das cinco atletas melhores posicionadas. Nos dois dias de provas, Stagno sagrou-se vencedora absoluta com um total de 2.693 pontos.

Justânia Francisco e Raquel Lourenço, com 2.200 pontos e 1.642, ocuparam a segunda e terceira posição, respectivamente. Os vencedores, em masculinos assim como em femininos, além das medalhas de ouro, receberam um valor monetário de 26 mil meticais, enquanto o segundo e o terceiro ganharam 15 e 10 mil meticais, respectivamente.

Os vencedores

No final da competição, Igor Mogne era um homem feliz por ter ocupado a primeira posição. “Queria atingir o melhor lugar possível, e felizmente consegui-o. Este prémio não traz muita coisa na minha carreira, é mais um galardão. Se fosse um campeonato seria outra coisa. Tenho um Campeonato Mundial no presente ano e os Jogos Olímpicos no próximo e tenho de estar na minha melhor forma para conseguir uma boa prestação”, disse.

Por seu turno, Géssica Stagno ficou feliz por ter regressado ao trono da natação na capital do país três anos depois, uma vez que foi a vencedora da prova em 2011.

“Foi uma grande prova. Estou feliz por ter voltado a conquistar o prémio de melhor nadadora da cidade de Maputo depois de uma paragem de três anos. Apesar da primeira posição não consegui melhorar as minhas marcas, mas vou lutar para melhorar nas outras ocasiões. Agradeço aos treinadores Frederico dos Santos e Jaime Timane e às minhas colegas que me apoiaram incondicionalmente nesta competição.”

Refira-se que este torneio, o Nadador Completo, serviu de preparação para os atletas nacionais que dentro de dias vão participar no Campeonato Africano da modalidade, que será disputado em Angola.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!