O Clube Golfinhos de Maputo, campeão em título, dominou o primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Natação de verão, que são disputados na piscina Raimundo Franisse na cidade de Maputo. Igor de Araújo Mogne quebrou dois recordes nas provas de 400 metros estilos e 1500 livres.
O primeiro dia dos “Nacionais” de verão, que teve lugar nesta quinta-feira (30) na cidade de Maputo, ficou marcado por uma disputa acesa entre os três clubes da capital do país, nomeadamente os Golfinhos, o Ferroviário e os Tubarões. Os detentores do título, apesar da resposta dada pelos principais rivais, conseguiram amealhar, nas duas jornadas inaugurais, 578 pontos, mas 98 do que os Tubarões de Maputo.
Já a locomotiva segue na terceira posição com 437, enquanto a sua homónima da Beira segue na quarta posição com 376 pontos.
Dois recordes batidos por Igor Dias
No que às individualidades diz respeito, o destaque foi ao nadador Igor de Araújo Mogne que fixou em 17 minutos, 21 segundos e 31 centésimos o novo recorde nacional de 1500 metros livres, superando a marca de 17 minutos, 32 segundos e 17 centésimos de Eduardo Gonçalves.
Na prova de 400 metros estilos, também estilos, o atleta do Clube Golfinhos de Maputo estabeleceu o novo recorde nacional com o registo de quatro minutos, 59 segundos e 32 centésimos, superando o anterior que era de cinco minutos, um segundo e 22 centésimos.