Obras de construção da Cidadela Parlamentar deverão arrancar até 2011 na Catembe para construção da futura sede da Assembleia da República, comportando gabinetes do Parlamento, das Bancadas Parlamentares, comissões especializadas de trabalho deste órgão, chefes de bancadas e das comissões e ainda casas para deputados, principalmente os das províncias.
O edifício irá minimizar as grandes carências em alojamento para deputados e gabinetes de trabalho que se fa- prioridazem sentir neste momento nas actuais instalações, segundo Verónica Macamo, presidente da AR, falando durante um encontro com jornalistas reunidos na Namaacha para a criação da rede de jornalistas que cobrem assuntos parlamentares.
Macamo indicou que neste momento os deputados vindos das províncias alojam-se em apartamentos arrendados, “muitos deles pagando até rendas de 15 mil meticais/ mês por quarto e isso é insuportável”. O encontro terminou com a criação de uma comissão instaladora da Rede de Jornalistas Moçambicanos Parlamentares, cuja criação deverá acontecer dentro dos próximos dois meses.