Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nasa diz ter prova definitiva de que houve água em Marte

Um jipe da Nasa encontrou a prova mais convincente, até agora, de que Marte teve água no passado – um veio de gesso, mineral depositado pela água, projectando-se a partir de uma rocha antiga.

O jipe Opportunity e seu “gêmeo” Spirit chegaram em 2004 a lados opostos do planeta. Com o auxílio de sondas orbitais, eles ofereceram, ao longo dos anos, várias pistas convincentes de que o planeta nem sempre foi tão frio e seco quanto hoje.

A maior dessas provas, apresentada, esta semana, na conferência da União Geofísica Americana, em San Francisco, é um fino veio de gesso numa rocha da beirada da cratera Endeavour, que tem 154 quilómetros de diâmetro.

O gesso, geralmente, forma-se pelo fluxo de água dentro das rochas. “É a observação mais ‘à prova de balas’ que acho que já fizemos em toda essa missão”, disse à Reuters Steve Squyres, pesquisador-chefe dos jipes Spirit e Opportunity.

O Spirit não está mais operacional, mas o Opportunity continua a enviar dados de Marte. Materiais depositados pela água já haviam sido encontrados a céu aberto, o que dificulta a sua interpretação, já que eles podem ser deslocados pelo vento.

Já o veio de gesso oferece uma análise mais inequívoca, por estar gravado na rocha. Segundo Squyres, as características químicas e geológicas do veio “simplesmente gritam (que havia) água.”

Actualmente, a Nasa está a enviar outra sonda para Marte, a Curiosity, para investigar a existência actual ou passada de água na cratera Gale, noutro ponto do planeta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!