Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula vai exportar soja para Europa e EUA

A província nortenha de Nampula deverá começar a exportar soja para os mercados dos Estados Unidos da América (EUA) e da União Europeia, a partir de 2016, numa iniciativa de investidores brasileiros.

A soja deverá ser produzida no distrito de Malema, segundo fonte da MOSACO, uma empresa brasileira responsável pela implementação da iniciativa, acrescentando que a exportação do produto vai ser antecedida pelo processo de certificação de qualidade para assegurar a sua plena entrada naqueles mercados.

A escolha do distrito de Malema foi influenciada pelas condições agro-ecológicas e a vontade dos produtores locais do sector familiar de aderir ao fomento da soja que, para além do valor económico, constitui um alimento de elevado valor proteico.

A MOSACO está já a desenvolver acções de divulgação das vantagens da prática da cultura da soja junto de camponeses daquela região do Norte do país, de acordo ainda com a mesma firma. Refira-se que o distrito de Guruè, na província central da Zambézia, projecta iniciar a exportação de soja para os mercados da União Europeia e América do Sul até finais deste 2013.

A iniciativa vai ser implementada pela empresa Agro-Pecuária Rei do Agro, uma firma de capitais norte-americanos que já investiu cerca de três milhões de dólares norte-americanos no fomento daquela cultura. A sua produção envolve pouco mais de dois mil produtores do sector familiar e associativo baseado naquela região do Centro de Moçambique.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!