Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula regista escassez de produtos de primeira necessidade

Os principais mercados da cidade de Nampula estão a registar uma escassez de alguns produtos de primeira necessidade, sobretudo a batata-reno e o tomate, uma situação que se deve à redução do fluxo de camiões de transporte de mercadoria que abastecem a região norte do país devido aos ataques armados que se verificam na zona centro do país, com destaque para o troço rio Save-Muxúngué.

Numa ronda efectuada pela Reportagem do @Verdade, foi possível constatar quantidades reduzidas dos produtos a serem vendidas nos mercados, sendo que no meio de tudo isso, estão a surgir oportunistas que tendem a agravar os preços. Por exemplo, o quilo da batata-reno que antes custava entre 20 e 30 meticais, está a ser comercializado a 40 a 45 meticais.

O quilo de tomate está a ser vendido a 50 meticais contra os anteriores 40 meticais. A aplicação arbitrária dos preços está, igualmente, a ser aplicada nos mercados do Aresta e 25 de Junho, vulgo, “Matadouro”. No seio dos oportunistas há aqueles que vendem os produtos deteriorados. Essa situação passa despercebida pelos compradores, porque os produtos podres são misturados com outros em bom estado.

Vendedores entrevistados pelo @Verdade confirmaram que já não estão a ter muitos produtos, porque os ataques que se registam na zona centro não permitem a circulação de camiões que abastecem a região, o que poderá originar a subida de preços nos próximos dias.

Entretanto, não foi possível ouvir os responsáveis da Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), porque o respectivo delegado se encontra de férias e o seu substituto disse que não está autorizado a prestar quaisquer declarações à imprensa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!