A Espanha saboreou uma dupla comemoração esta segunda-feira, quando o tenista Rafael Nadal e a seleção de futebol do país conquistaram os principais prêmios do Laureus, considerado o Oscar do desporto. Nadal foi eleito o Desportista do Ano por sua ótima temporada, em que ganhou os títulos de Roland Garros, Wimbledon e o Aberto dos EUA, enquanto a seleção espanhola, campeã da Copa do Mundo da África do Sul, levou o prêmio Equipe do Ano, numa cerimônia da qual participaram celebridades e grandes desportistas.
A alpinista norte-americana Lindsay Vonn, medalhista de ouro nos Jogos de Inverno de Vancouver, em fevereiro, poucos dias depois de sofrer uma lesão na canela, foi nomeada a Desportista do Ano. Espanha, Estados Unidos e Alemanha foram os maiores vencedores, com cada país ganhando dois prêmios.
Houve uma homenagem ao ex-jogador de futebol francês Zinedine Zidane, que ganhou um prêmio especial por suas conquistas na carreira. Os prêmios são concedidos aos destaques esportivos no ano. O ator vencedor do Oscar Kevin Spacey apresentou o evento.
Veja os ganhadores do prêmio em sete categorias:
Desportista do Ano: Rafael Nadal (Espanha)
Desportista do Ano: Lindsey Vonn (EUA)
Equipe do Ano: seleção da Espanha campeã mundial de futebol
Maior avanço do Ano: Martin Kaymer (Alemanha)
Retorno do Ano: Valentino Rossi (Itália)
Paraesportista do ano: Verena Bentele (Alemanha)
Desportista Radical do Ano: Kelly Slater (EUA)
Prêmio por conquistas na carreira: Zinedine Zidane (França)
Espírito desportivo: equipe europeia da Copa Ryder
Desporte para o bem: May El-Khalil, fundador da Maratona de Beirute