O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na República Centro Africana (BINUCA) exprimiu, num comunicado de imprensa, a sua “viva preocupação na sequência dos acontecimentos graves ocorridos há uma semana em Bangui e no interior do país”.
A situação de segurança está a deteriorar-se no interior da República Centro Africana (RCA), onde confrontos mortais ocorreram entre os grupos armados e as populações, nomeadamente em Bohong, Nana-Manbéré, Paoua, Ouham-Pendé e Boda em Lobaye, na sequência das exações perpetradas por estes grupos armados que impedem a restauração da autoridade do Estado nas suas prerrogativas fiscais.
Em Bangui, as operações de segurança da cidade, em particular do bairro Boy-Rabe, traduzem-se há vários dias por violações de domicílios, atos de saques e mortes, causando um clima de terror que provoca deslocamentos de população na cidade.
Face ao risco de deterioração agravada da situação de segurança, a BINUCA apelou às autoridades de transição para tomar as medidas necessárias, visando « pôr termo às exações dos grupos armados, investigar sobre os seus autores e julgá-los ».