O Colégio Politécnico, instituição de formação técnico-profissional, está a preparar um programa virado à agricultura ecológica, transformação e reserva alimentar na cidade de Nacala-Porto, anunciou ao Wamphula fax, uma fonte oficial.
Propriedade da organização não governamental Ajuda de Desenvolvimento do Povo para o Povo (ADPP–Moçambique), o Colégio Politécnico pretende, ainda, de acordo com o respectivo assessor, Giampaolo de Notaris, promover uma agricultura sustentável baseada na abolição de uso de produtos químicos.
Outra questão tem a ver, segundo a mesma fonte, com a necessidade de incutir nos produtores algumas noções de processamento e secagem de alguns produtos alimentares para o seu consumo nas épocas de escassez. Para o efeito, a ADPPMoçambique está a construir uma escola de raiz na região de Mpaco, a cerca de 10 quilómetros do Colégio, onde os estudantes do curso básico de agro-pecuária fazem os seus exercícios práticos com o envolvimento de alguns técnicos de extensão rural que, depois, transmitem as tecnologias aos cerca de cinquenta camponeses envolvidos no programa.
Giampaolo de Notaris disse tratarse de um programa que poderá vir a ser expandido para outras comunidades do distrito, visando a redução do problema de insegurança alimentar ao nível daquela região.