Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nacala-a-Velha vai processar fosfato e pinho

Duas unidades fabris de processamento de fosfato e de pinho vão entrar em funcionamento, próximo ano, no distrito de Nacala-a-Velha.

A informação foi avançada pelo Delegado do Gabinete de Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado, GAZEDA em Nacala-Porto, Branquinho Nhombe.

Os dois projectos estão inseridos na Zona Económica Especial de Nacala e vão contribuir no incremento do desenvolvimento daquela região.

Segundo o interlocutor do jornal O Nacalense, a matéria-prima para alimentar as duas fábricas será produzida na localidade de Evate em Monapo, províncias de Nampula e numa outra localidade da província de Cabo-Delegado.

A fonte fez saber que as duas fábricas estarão localizadas na zona franca industrial de Nacala-a-Velha, que dista a cinco quilómetros da vila sede do distrito.

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA), e as autoridades políticas administrativas locais, os projectos serão instalados numa área de 415 hectares.

Com a entrada em funcionamento das duas fábricas de processamento em Nacala-a-Velha, prevê-se a criação de 2500 postos de emprego, para além de outros ganhos para a população local, como é caso da construção de infra-estruturas sociais com destaque para escolas, postos de saúde, acesso a créditos, entre outras actividades inseridas na responsabilidade social dos proponentes dos dois projectos.

Por outro lado, o delegado do GAZEDA diz que há toda a necessidade de aumentar os níveis e quantidades de fornecimento da energia eléctrica, bem como do abastecimento de água para garantir uma efectiva produção das futuras fábricas.

Nessa perspectiva, Nhombe assegurou estar em curso um estudo de viabilidade com vista a avaliar a possibilidade da exploração de água a partir dos rios Monapo e Lúrio.

Ao concretizar-se este projecto, a barragem sobre o rio Monapo irá abastecer de água os distritos de Monapo, Ilha de Moçambique, Nacala-Porto e Nacala-a-Velha.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!