Andy Murray venceu neste domingo o belga David Goffin por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 7-5 e 6-3 e garantiu o primeiro título da Grã-Bretanha na Taça Davis 79 anos depois, encerrando o maior jejum entre os países que já levantaram taça do torneio de ténis por equipes.
O confronto entre os número 1 de cada finalista foi o quarto da série. Na abertura, em simples, os dois rivais do dia venceram os seus jogos, mas os britânicos pularam na frente ontem, quando Andy e o irmão Jamie venceram a partida de duplas. Com esses resultados bastava uma vitória para os visitantes garantirem o troféu, no pavilhão Flanders Expo, em Gent.
Andy Murray obteve o resultado necessário em duas horas e 54 minutos, frustrando o público local, que esperava ver a Bélgica campeã pela primeira vez na história, depois de um vice em 1904. O quinto jogo programado, que seria entre Ruben Bemelmans e Kyle Edmund, que não influiria mais na decisão sobre o campeão, acabou por ser cancelado.
O último título da Grã-Bretanha havia acontecido em 1936, com vitória sobre a Austrália na decisão, disputada em Wimbledon. Depois disso, foram cinco derrotas no confronto derradeiro, a última no ano passado, para a Suíça. Ao todo, os britânicos já conquistaram dez títulos, ficando atrás apenas de Estados Unidos, com 32, e Austrália, com 28, na galeria dos maiores campeões da Davis.