Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Município de Maputo traça plano de urbanização de KaNyaka

O Conselho Municipal de Maputo apresentou, esta quinta-feira (25), à Assembleia Municipal, uma proposta de Plano Parcial de Urbanização de KaNyaka com o objectivo de salvaguardar e valorizar o ambiente, os recursos naturais e hídricos e elevar a qualidade de vida dos habitantes daquela ilha.

O Distrito Municipal de KaNyaka ocupa uma área de 4.710 hectares, com uma ocupação humana estimada em cerca de 5.216 habitantes. Segundo a edilidade, naquela ilha as zonas de baixa densidade têm 10 a 20 habitantes por hectare, enquanto nas de maior densidade vivem 21 a 25 pessoas.

O Pelouro de Planeamento Urbano disse à Assembleia Municipal que durante a elaboração do referido plano constatou, dentre vários aspectos positivos, os seguintes: a existência de uma forte cultura de associativismo entre os ilhéus, baixa densidade de construções e ocupação de espaços, grande percentagem de população em idade activa, disponibilidade de solo.

Entretanto, foram também detectadas algumas fragilidades, tais como: destruição da reserva, baixa diversidade de culturas agrícolas, ausência de um sistema de transporte público, baixa qualidade das vias de acesso, fraca capacidade tributária, dentre outros.

A proposta foi enviada às comissões de especialidade da Assembleia Municipal a fim de ser discutida. Mas aquele órgão autárquico só poderá se pronunciar sobre ela na próxima sessão que terá lugar em 2013.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts