O Conselho Municipal de Maputo necessita, imediatamente, de 149.7 milhões de meticais para a reconstrução das diversas infra-estruturas e apoio a produtores e estabelecimentos comerciais afectados pelas intensas chuvas que se abateram sobre a cidade, no dia 27 de Janeiro findo.
Um informe do Conselho Municipal tornado público, esta quarta-feira, dá conta da destruição de um total de 20 habitações, nos Distritos Municipais nºs 1,2,3,4,5 e Catembe. Incluem-se neste número, as habitações que, dada a gravidade dos danos sofridos, não estão em condições de serem habitadas.
Segundo o documento, foram contabilizadas 1.489 habitações em locais de grande acumulação de águas, cuja solução técnica para drenagem se afigura difícil ou onerosa, (por constituírem zonas naturais de acumulação de águas), pelo que deverão merecer tratamento adequado. De referir ainda que, na sequência das chuvas, 677.8 hectares de hortícolas ficaram destruídos e 569 produtores agropecuários do sector familiar, particularmente nos Distritos Municipais nºs 4 e 5, ao nível das zonas verdes, viram a sua produção completamente perdida. De igual modo, as inundações de 27 de Janeiro, afectaram também 17 escolas e 29 estabelecimentos comerciais.
O informe do Conselho Municipal explica que os custos para as habitações a construir, para a substituição das 20 casas seriamente afectadas, incluindo as infraestruturas básicas, nomeadamente, água, electricidade, acessos, drenagem e saneamento, são estimados em 18 milhões de meticais.
O levantamento, em infra-estruturas danificadas, cuja reposição se impõe imediatamente, indica serem necessários cerca de 92.1 milhões de meticais, constando da lista de infra-estruturas a reconstrução de vias de terra batida e asfaltadas, valas de drenagem, bacias de dissipação de águas pluviais e construção de latrinas. A este valor acresce-se o montante de 36.3 milhões de meticais para a reabilitação de infra-estruturas de irrigação, acessos e remoção dos solos dos campos agrícolas.
São, no total, necessários para a acção imediata no domínio de infraestruturas, 128.4 milhões meticais. De acordo com a sistematização das necessidades imediatas, para além dos 92 milhões e 130 mil meticais para a reconstrução das infra-estruturas nos distritos, 36 milhões e 270 mil meticais para infra-estruturas nas zonas verdes e 18 milhões para a reconstrução das casas, são também necessários 1.5 milhão de meticais para apoio aos estabelecimentos comerciais e um 1.8 milhões de meticais para sementes.
Sublinhe-se que constituem grandes desafios para a Cidade de Maputo, a requalificação dos bairros informais, a extensão do sistema de saneamento e drenagem, a protecção da orla marítima e a construção das vias de acesso aos bairros e ao centro da Cidade.