A seleção da Holanda classificou-se neste sábado à semifinal do Mundial de futebol ao derrotar a Costa Rica por 4 x 3 na decisão por pênaltis, na qual o guarda-redes Tim Krul se converteu em herói segundos depois de o técnico Louis van Gaal o fazer entrar em campo.
No último minuto do prolongamento, Van Gaal tirou Jasper Cillessen, que teve uma grande atuação, para que Krul se encarregasse das penalidades.
A alteração mostro-seu inteligente, já que o gigante Krul salvou as cobranças de Bryan Ruiz e Michael Umana, dando à sua seleção a vitória de 4 x 3 e a passagem para a semifinal contra a Argentina. “Isso não é normal”, disse Krul. “Você fica sentado a partida inteira no banco, e aí tem que entrar e defender pênaltis. Nem sei o que dizer.”
A Holanda foi a melhor durante os 120 minutos, mas não impediu o empate sem golos.
Agora, a equipe europeia medirá forças com a Argentina, que mais cedo no sábado bateu a Bélgica por 1 x 0. A Costa Rica chegou ao fim de uma campanha histórica, na qual chegou pela primeira vez às quartas de final de um Mundial.
“Trabalhamos bem, fizemos coisas importantes. Temos um guarda-redes brilhante, espetacular, e um grupo de trabalho que faz sua parte”, disse o técnico da Costa Rica, Jorge Luis Pinto, após a partida. “Não somos uma potência, mas mostramos algumas coisas, vamos embora orgulhosos”, acrescentou o colombiano, que depois do jogo se aproximou de uma grade para tirar fotos com os torcedores.