Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mundial 2014: Brasil vence Colômbia e volta às semis pela 1a vez desde o penta

A seleção brasileira derrotou a Colômbia por 2 x 1, nesta sexta-feira, e classificou-se para as semifinais do Mundial de futebol pela primeira vez desde a conquista do penta em 2002. Os defesas Thiago Silva e David Luiz marcaram os golos, em jogadas de bola parada, que garantiram ao Brasil um lugar na semifinal onde defrontará a Alemanha, que derrotou a França.

A vitória e a vaga tiveram como lado negativo uma lesão sofrida por Neymar no final da partida, após uma entrada violenta do colombiano Zuniga. O atacante saiu de campo de maca, chorando, e foi levado a um hospital.

O aguardado duelo entre Neymar e James Rodríguez tornou-se secundário diante da boa atuação dos defesas brasileiros, que só não foi melhor porque Thiago Silva levou um cartão amarelo por atrapalhar uma saída de bola do guarda-redes colombiano Ospina. O capitão está suspenso da semifinal, e David Luiz deve assumir a braçadeira da equipe contra a Alemanha.

Thiago Silva, criticado desde o fim do jogo contra o Chile devido à crise de choro que teve antes da disputa de pênaltis, abrir o marcador para a seleção brasileira logo aos 7 minutos de jogo. Neymar cobrou o pontapé de canto na esquerda e a bola cruzou toda a defesa colombiana até encontrar o brasileiro livre no segundo poste para empurrar para a baliza com o joelho e sair vibrando na comemoração. “Isso aqui é Brasil”, disse o capitão, apontando para o escudo da CBF, ao comemorar o golo.

A Colômbia, que normalmente já buscaria o ataque por ter um estilo de jogo ofensivo, lançou-se ainda mais à frente com a desvantagem no marcador, causando perigos ao Brasil mas também abrindo espaços para a seleção buscar ampliar o marcador.

Na volta do intervalo a Colômbia foi definitivamente para frente e passou a ter mais posse de bola que o Brasil. Os colombianos tiveram inclusive um golo anulado, por fora de jogo, até que foram surpreendidos por uma cobrança de falta magistral de David Luiz. O defesa bateu com categoria, com a parte interna do pé, e mandou a bola no canto superior do guarda-redes Ospina, que ainda tocou mas não conseguiu defender, aos 24 minutos da segunda etapa.

O golo parecia garantir uma vitória tranquila ao Brasil depois da angústia dos pênaltis contra o Chile, mas menos de 10 minutos depois Julio Cesar cometeu pênalti em Bacca ao ser driblado dentro da área. Rodríguez converteu, ampliando para seis o número de golos anotados pelo artilheiro do Mundial, e lançando a Colômbia toda para o campo do Brasil em busca do empate.

Para segurar o resultado, Felipão colocou Ramires no lugar de Hulk e trocou o cansado Paulinho por Hernanes, e nos minutos finais Neymar saiu lesionado de maca para a entrada de mais um volante, Henrique. A Colômbia permaneceu em cima, no entanto, sem criar nenhuma chance real de marcar.

A vitória coloca o Brasil de volta numa semfinal de Copa do Mundo pela primeira vez desde 2002, quando conquistou o pentacampeonato mundial também com Felipão ao bater a Alemanha na final, após as derrotas para França, em 2006, e Holanda, em 2010.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!