Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Multidão no Vietname põe fogo nas fábricas estrangeiras em protesto anti-China

Milhares de vietnamitas puseram fogo nas fábricas e provocaram tumulto nas zonas industriais no sul do Vietname depois de protestos contra a prospecção de petróleo por parte dos chineses numa parte do Mar do Sul da China reivindicado pelo país, disseram as autoridades vietnamitas, esta quarta-feira (14).

Os maiores afectados parecem ter sido empresas taiwanesas nas zonas industriais nas províncias de Binh Duong e Dong Nai, já que os manifestantes confundiram essas companhias com as de propriedade de chineses.

As autoridades vietnamitas não deram mais detalhes, mas informaram que os portões das fábricas foram danificados e os vidros quebrados. A polícia disse estar a investigar os factos.

Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Cingapura disse que as instalações de algumas empresas estrangeiras foram invadidas e incendiadas nas zonas industriais.

“Cerca de 19.000 trabalhadores estavam protestando contra a violação chinesa de águas territoriais do Vietname”, disse o vice-presidente do Comité do Povo de Binh Duong, Tran Van Nam, a repórteres na província.

“Alguns trabalhadores ficaram revoltados, destruíram portões de empresas e entraram em suas instalações, pedindo aos outros trabalhadores que se unissem a eles em uma greve.”

A Formosa Plastics Group, de Taiwan, disse que houve danos à propriedade, mas não deu detalhes. Não há informações sobre feridos. A China alega que quase todo o Mar do Sul da China pertence ao seu território.

A área é rica em depósitos de energia e uma importante passagem de navios, por onde transitam anualmente mercadorias num total de cerca de 5 trilhões de dólares. Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietname reivindicam partes da área.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!