Mais de quinhentas mulheres da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), estão na cidade de Quelimane, província da Zambézia, para um período de quatro dias, dançarem comerem numa cerimonia “inventada” como se fosse festival da mulher moçambicana.
Segundo aquilo que apuramos, durante este período, estas mulheres do partido no poder vão exibir danças tradicionais, gastronomia entre outras actividades de índole cultural. Ao que o nosso jornal sabe é que o alojamento destas mulheres da OMM é no Instituto de Formação de Professores de Quelimane, com gastos de água, energia e outro tipo de serviços e que ate agora resta perceber quem financia.
Porque há menos de duas semanas, numa entrevista que a Secretária Provincial da OMM na Zambézia, Arlinda Cipriano concedeu a RM, claramente dizia que não havia dinheiro para custear estas despesas, dai que algumas mulheres deveriam trazer o que tem para suportarem algumas despesas.
Todavia, como dissemos nas linhas anteriores, as mulheres já estão em Quelimane e estão alojadas no IFP. E então, quem paga as despesas? Coisas deste pais.