Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

“Muitos músicos não estão a actuar e o Standard Bank está a apoiá-los” Zoco Dimande

Sb-ZocoDimande

O Projecto #FicaEmCasa, promovido pelo Standard Bank, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Televisão de Moçambique (TVM), tem contribuído para a dinamização da cultura, em particular a música, através da exposição dos artistas, numa altura em que está vedada a realização de espectáculos musicais e a abertura das casas de pasto, em cumprimento das medidas decretadas no âmbito do Estado de Emergência, devido ao novo Coronavírus.

Estas medidas estão a afectar, negativamente, a vida dos artistas musicais, para os quais foi criada uma oportunidade de se manterem ligados aos seus admiradores e apreciadores das suas músicas, através do projecto #FicaEmCasa, que associa o entretenimento à disseminação de mensagens de consciencialização sobre a prevenção da Covid-19, cujo número de casos no País já ultrapassou a barreira dos 1.500.

Pelo palco do projecto #FicaEmCasa já passaram o guitarrista Jimmy Dludlu (primeira edição), os Ghorwane (segunda edição) Banda Kakana (terceira edição), Grupo RM (quarta edição), Grupo Alambique e GranMah (quinta edição), para além de artistas como Isaú Meneses, Kaliza, Pureza Wafino, irmãs Domingas e Belita, e da poetisa Arira Pontes, na qualidade de convidados.

Na sexta edição, que teve lugar na sexta-feira, 24 de Julho, a figura de cartaz foi o músico e guitarrista Zoco Dimande, que teve como convidadas as artistas Sizaquiel e Xembha. Acompanhados por uma excelente banda, os artistas não deixaram os seus créditos em mãos alheias e deram o melhor de si para entreter quem os acompanhava através das redes sociais do Standard Bank, da TVM ou da Rádio Universitária da UEM.

Durante o Live Show de cerca de uma hora e meia, os internautas, telespectadores e ouvintes puderam ouvir alguns temas dos dois álbuns de Zoco Dimande, nomeadamente “My Life” e “My Heroes”. O artista emprestou, também, os seus dotes de guitarrista às actuações das suas duas convidadas, Sizaquiel e Xembha, donas de excelentes vozes.

O Live Show teve um total de 507 visualizações (100 em tempo real) no Facebook, 71 comentários, 14 partilhas, 86 likes, com um alcance de 1.533 pessoas, 50 visualizações e 30 comentários, no Instagram. No final, para além de louvar a iniciativa, Zoco Dimande afirmou que o projecto #FicaEmCasa constitui uma mais-valia para os artistas moçambicanos, dado o facto de não estarem a actuar devido à pandemia da Covid-19.

“Muitos músicos não estão a actuar e o Standard Bank está a apoiá-los, através da realização destes lives, nesta fase menos boa. Oxalá, a iniciativa continue mesmo depois da Covid-19”, disse Zoco Dimande.
A vontade de ver a iniciativa promovida para além do período da pandemia foi também expressa por Sizaquiel, que espera que a mesma abranja mais artistas: “É uma oportunidade ímpar de continuarmos a expor o nosso trabalho, porque, apesar da pandemia, nós (os artistas) não paramos de criar”.

Por seu turno, a cantora Xembha, considerou que, mais do que ajudar os músicos, a iniciativa constitui mais um motivo para os cidadãos permanecerem seguros em casa, evitando, dessa forma, a propagação do novo Coronavírus.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!