Já passa das 18 horas, em todo território nacional, hora prevista para o encerramento oficial do processo de votação para as eleições gerais de 2009. O cenário até ao momento é misto em algumas assembleias de voto ainda existem filas e a votacão irá prosseguir até que tenha votado o último eleitor que até às 18h tenha se apresentado ao local.
Mas em outros, incluindo nos centros de Maputo e Beira; Ribaué e Ilha de Moçambique, em Nampula; Macanga, em Tete; e Tambara, em Manica, havia longas filas quando as assembleias de voto abriram, mas a maior parte das pessoas votou de manhã e a meio da tarde não havia mais filas e em alguns outros locais até às 17h já não havia eleitores para votar.
Em todo o país as mesas de voto abriram às 7h tendo o processo decorrido com relativa normalidade e com afluência assinalável de eleitores am vários postos.
Há a registar alguns constrangimentos por parte do STAE na colocação de 3 mesas nomeadamente em Pebane, Meconta e Nangade, assim como vários incidentes que vão desde a inexistência de nomes de eleitores nos cadernos até confusão na organizacão das filas dos idosos e doentes.
Segundo o STAE ainda hoje deverá iniciar-se o apuramento parcial dos resultados.