Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mugabe renuncia à Presidência do Zimbabwe; Emmerson Mnangagwa deve assumir o cargo

Robert Mugabe renunciou como Presidente do Zimbabwe nesta terça-feira, pouco após o Parlamento ter aberto um processo de impeachment para encerrar o seu regime de quatro décadas. Emmerson Mnangagwa, ex-chefe de segurança conhecido como O Crocodilo, deve assumir o cargo.

O político de 93 anos mantinha-se no poder há uma semana, desde que o Exército assumiu o controle e ele foi expulso de seu próprio partido, o ZANU-PF, que também cobrava a sua renúncia.

Grandes comemorações irromperam durante uma reunião conjunta do Parlamento quando o presidente da casa, Jacob Mudenda, anunciou a renúncia de Mugabe e suspendeu os procedimentos de impeachment.

A origem da queda repentina de Mugabe está na rivalidade existente entre membros da elite governista do país para decidir quem o sucederá, e não em protestos populares contra o seu governo.

O Exército assumiu o poder depois que Mugabe demitiu Emmerson Mnangagwa, favorito do ZANU-PF para sucedê-lo, para abrir caminho à sua esposa, Grace, para a Presidência. A primeira-dama de 52 anos era chamada por seus críticos de “Gucci Grace” devido a seu suposto apego por itens de luxo.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!