Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Mudança climática: Noruega inaugura o primeiro prototipo de central osmótica

A Noruega inaugurou na terça-feira o primeiro protótipo mundial de uma central osmótica, uma tecnologia que explora uma nova forma de energia renovável.

Utilizando a diferença de pressão entre água salgada e água doce. A técnica consiste em separar as duas massas de água – uma salgada e outra doce – por uma membrana semipermeável, de modo a fazer com que a segunda junte-se à primeira, gerando um aumento da pressão que pode ser transformado em energia, através de uma turbina.

Segundo o director-geral do grupo energético norueguês Statkraft, responsável pelo projecto, Baard Mikkelsen” a energia osmótica é uma tecnologia promissora”. “É adequada e não provoca emissão de gases de efeito de estufa, podendo tornar-se competitiva em alguns anos”, acrescentou.

Segundo a Statkraft, a tecnologia poderá produzir a longo prazo, em escala mundial, cerca de 1600 Terawatts/hora (TWh), ou seja “13 vezes a produção anual hidráulica da Noruega”, que cobre actualmente a quase totalidade das suas necessidades.

A central foi inaugurada pela princesa Mette-Marit, em Tofte, 60 km ao sul de Oslo, tendo, numa primeira etapa, capacidade de “algumas centenas de watts”, até que seja engrenada a produção de entre 2 e 4 kilowatts. O projeto foi bem recebido por organizações de defesa do meio ambiente, a duas semanas da conferência internacional de Copenhague sobre mudança climática.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!