Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Mudança climática: Noruega inaugura o primeiro prototipo de central osmótica

A Noruega inaugurou na terça-feira o primeiro protótipo mundial de uma central osmótica, uma tecnologia que explora uma nova forma de energia renovável.

Utilizando a diferença de pressão entre água salgada e água doce. A técnica consiste em separar as duas massas de água – uma salgada e outra doce – por uma membrana semipermeável, de modo a fazer com que a segunda junte-se à primeira, gerando um aumento da pressão que pode ser transformado em energia, através de uma turbina.

Segundo o director-geral do grupo energético norueguês Statkraft, responsável pelo projecto, Baard Mikkelsen” a energia osmótica é uma tecnologia promissora”. “É adequada e não provoca emissão de gases de efeito de estufa, podendo tornar-se competitiva em alguns anos”, acrescentou.

Segundo a Statkraft, a tecnologia poderá produzir a longo prazo, em escala mundial, cerca de 1600 Terawatts/hora (TWh), ou seja “13 vezes a produção anual hidráulica da Noruega”, que cobre actualmente a quase totalidade das suas necessidades.

A central foi inaugurada pela princesa Mette-Marit, em Tofte, 60 km ao sul de Oslo, tendo, numa primeira etapa, capacidade de “algumas centenas de watts”, até que seja engrenada a produção de entre 2 e 4 kilowatts. O projeto foi bem recebido por organizações de defesa do meio ambiente, a duas semanas da conferência internacional de Copenhague sobre mudança climática.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!