Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MTC entrega mais 29 autocarros aos municípios da Matola e Maputo

MTC entrega mais 29 autocarros aos municípios da Matola e Maputo

Foto de Fim de SemanaO Ministério dos Transportes e Comunicações procedeu, na segunda-feira, 22 de Outubro, em cerimónias separadas, nos municípios da Matola e de Maputo, à entrega de um total de 29 novos autocarros aos operadores privados de transporte público de passageiros.

Do total dos autocarros entregues, 14 serão alocados à província de Maputo e 15 à capital do País, no âmbito do projecto de aquisição de mil unidades, até 2019, denominado “Plano 1000”, visando solucionar o problema dos transportes públicos urbanos, no País.

A vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, disse, na ocasião, que com a entrega dos 29 autocarros nas cidades de Maputo e Matola “completamos o lote de 70 unidades anunciadas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na cerimónia de entrega de 200 autocarros, em Maio último, na capital do País”.

Do lote das 70 unidades adquiridas, conforme realçou Manuela Rebelo, decidiu-se alocar 29 autocarros a operadores privados na prossecução da visão estratégica do Governo, com vista à reorganização do transporte público urbano, contando com o forte envolvimento de operadores privados, que nos momentos difíceis asseguraram a actividade com muito sacrifício.

“O Governo tem clareza sobre a complexidade do problema de transporte público urbano, cuja solução não será encontrada apenas com o reforço da frota. A alocação de autocarros aos operadores públicos e privados é parte de um pacote de medidas em implementação”, referiu Manuela Rebelo.

O governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, que participou na cerimónia realizada no município da Matola, disse que esta província já recebeu do Governo um total 168 novos autocarros, para o transporte público de passageiros.

“Com estes autocarros que hoje recebemos fica, uma vez mais, demonstrado que as acções do nosso Governo acontecem no terreno onde o povo se encontra, pois é com ele que a nossa governação está comprometida em serví-lo cada vez melhor”, frisou o governador.

Raimundo Diomba assumiu o compromisso de fazer tudo para que os novos autocarros tenham muito tempo de vida útil, servindo devidamente os anseios da população.

Por sua vez, o edil de Maputo, David Simango, referiu que, de Janeiro de 2016 a Outubro de 2018, a cidade de Maputo registou a entrada de 162 novos autocarros, transportando uma média de 145 mil passageiros por dia.

“Se a estes números, adicionarmos os meios alocados para os municípios da Matola e Boane, incluindo o distrito de Marracuene, todos com destino a Maputo, podemos afirmar que conseguimos incrementar a oferta em cerca de 300 mil passageiros por dia ao longo dos últimos dois anos, para a região metropolitana de Maputo”, concluiu David Simango.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!