É o título da exposição fotográfica organizada pela Justiça Ambiental (JÁ!) e os Amigos da Terra Moçambique, duas entidades não governamentais que trabalham em prol do ambiente e que em parceria com a Rios Internacionais (IR) vão mostrar uma série de fotografias sobre Mpanda Nkuwa para assinalar a passagem de 14 de Março em Moçambique, Dia Internacional de Acção pelos Rios, água e vida.
Com o evento, a JA pretende alertar para potenciais impactos negativos que a controversa proposta de construção da Barragem de Mphanda Nkuwa pode causar através das diversas imagens fotográficas captadas junto ao Rio Zambeze e que retratam a vida das comunidades e seus mecanismos de sobrevivência, riqueza e singularidade da enorme biodiversidade presentes nesta área.
Anabela Lemos, Directora da Justiça Ambiental, refere que “com a exposição, a organização para a qual trabalha pretende uma vez mais qualificar e ampliar a inserção do debate nacional em torno da discutida proposta de construção da Barragem de Mphanda Nkuwa e de questões ambientais, contribuindo desse modo para mobilização, consciencialização e participação da sociedade na compreensão das questões ambientais e de desenvolvimento do país”.
A campanha sobre a Barragem Mphanda Nkuwa vem desde o início de 2000 e a JA! Tem estado a monitorar a preparação da proposta de construção da Barragem projectada para o Rio Zambeze na Província central de Tete pressionando o Governo moçambicano a desistir do empreendimento.
A exposição, a ser inaugurada na próxima segunda-feira, dia 14 e abertura ao público no dia 15 de Março de 2011, vai estar patente na Associação Moçambicana de Fotografia na cidade de Maputo até ao próximo dia 22 de Março.