Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mozambi COAL inicia operações na Bacia do Zambezi

A companhia mineira australiana Mozambi Coal anunciou, Quarta-feira última, que já iniciou a operação da sua concessão de Songo, localizado no distrito de Cahora Bassa, província de Tete, Centro de Moçambique.

A companhia revelou ter iniciado um aerolevantamento geofísico, que está sendo realizado pela companhia australiana Aeroquest Airbone Ltd. O potencial da concessão de Songo é estimado entre 1,86 e 2,32 biliões de toneladas.

Entretanto, ainda na província de Tete, a companhia Mozambi Coal possui outras duas concessões, cujas reservas são estimadas em 3,8 biliões de toneladas de carvão.

No total, as licenças da Mozambi Coal na província de Tete cobrem uma área de mais de 600 quilómetros quadrados. O Director geral da Mozambi Coal, Shiv Madan, disse estar satisfeito com as perspectivas de carvão na licença de Songo. Segundo ele, os mapas geológicos indicam a existência do potencial de carvão na área de 26 quilómetros quadrados no sudeste da concessão.

“Com esse programa preliminar de exploração, o nosso objectivo é confirmar a presença de carvão e avaliar o seu potencial em qualidade e quantidade”, disse ele.

Refira-se que Tete é a província moçambicana com maior potencial de carvão mineral, contando agora com um total de 221 detentoras de licenças de prospecção e pesquisa deste mineral.

Contudo, deste universo, apenas duas empresas, a Minas Moatize e a brasileira Vale encontram-se já na fase de produção de carvão, devendo a australiana Riversdale também entrar nessa fase ainda este ano.

Acredita-se que nos próximos cinco anos poderão ser explorados mais de 100 milhões de toneladas de carvão na Bacia do Zambaze, tornando Moçambique num dos maiores exportadores de carvão ao nível do mundo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!