Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MOZAL arrecada 237,7 milhões de meticais em receitas de dividendos

A multinacional MOZAL arrecadou, em 2009, o correspondente a 237,7 milhões de meticais em receitas de dividendos, valor que faz parte dos cerca de 119,4 milhões de meticais daquele tipo de receitas de nove companhias activas em Moçambique que têm acções participadas pelo Estado moçambicano.

No rol destas empresas figuram o Millennium-bim, a mCel, Telecomunicações de Moçambique (TDM), Cimentos de Moçambique, Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH) e a MOZAL, segundo o Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE).

Em 2008 e 2009, o Millennium- bim teve como receitas de dividendos o montante global de 80,1 milhões de meticais, contra 48,8 milhões de meticais da mCel, 29 milhões de meticais da empresa pública TDM e cerca de 50 milhões de meticais de receitas de dividendos da Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH), segundo o IGEPE.

Refira-se, entretanto, que a Mozal não procedeu, em 2009, à publicação das suas receitas de dividendos por fazer parte de companhias estrangeiras activas em Moçambique que não procederam à transferência dos seus lucros para os países de origem do investimento, como forma de contribuírem para a fortificação das Reservas Internacionais Líquidas de Moçambique contra efeitos negativos da crise financeira internacional que abala o mundo desde 2007.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!