O segundo título mundial de Casey Stoner no MotoGP continua por confirmar após o australiano sofrer um susto e chegar em terceiro lugar no Grande Prêmio do Japão, atrás da dupla espanhola Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo, este domingo.
Pedrosa, da Honda, fez uma corrida excelente e sem ser atrapalhado pelo caos ao redor, com o heptacampeão mundial Valentino Rossi batendo na curva dois no primeiro acidente no circuito de Twin Ring, em Motegi, no Japão.
Houve também três punições e a visão rara de uma Suzuki lutando pelo pódio, enquanto Lorenzo deixou escapar a chance de diminuir a diferença para Stoner em mais quatro pontos. “Tive uma das minhas piores largadas e então Valentino quase tirou-me da prova na curva dois”, disse Lorenzo aos repórteres. “Eu ainda pensei que poderia vencer a corrida e dei meu máximo, mas Dani estava realmente inspirado hoje. Quando você olha para as outras posições, o segundo lugar está bom.”
Stoner, que largou na pole pela 10a vez, recorde na era dos motores quatro-tempos na MotoGP, parecia intocável até que uma oscilação na roda dianteira e uma falha nos travões enquanto fazia a curva a 180 km/h o fez sair da pista na quarta volta. O campeão de 2007 retomou a prova em sétimo lugar e correu para recuperar-se e terminar no pódio, resultado que o deixou 40 pontos a frente de Lorenzo, da Yamaha.
A próxima corrida será na terra natal de Stoner, em Philip Island, no dia 16 de outubro. “Estamos confiantes, a moto estava boa”, disse Stoner, que venceu quatro das últimas cinco corridas.
Pedrosa fez o tempo de 42 minutos e 47 segundos nas 24 voltas, recebendo a bandeira quadriculada mais de sete segundos à frente de Lorenzo, com Stoner logo em seguida. “Foi um pouco estranho no começo”, disse Pedrosa. “Casey cometeu um erro e então eu fiquei com a pista livre. Jorge pressionou bastante mas estou feliz pela minha primeira vitória aqui na MotoGP, e pela Honda.”