Casey Stoner obteve no passado domingo no circuito de Barcelona, na Catalunha a sua terceira vitória do ano, reduzindo dessa forma para apenas sete pontos o atraso para o ainda líder da competição, Jorge Lorenzo.
Apesar do herói local (Jorge Lorenzo) ter partido na frente, depressa o piloto da Honda Repsol ‘disse’ que hoje seria novamente o seu dia, passando-o logo na curva um. A partir daí, o australiano foi controlando a corrida, mantendo Lorenzo a uma distância confortável, para desespero dos adeptos espanhóis, que nunca lograram ver Lorenzo a conseguir chegar-se ao líder, terminando em segundo.
Ben Spies ascendeu à terceira posição logo após a partida, e por aí ficou até final da corrida, quase três segundos atrás do seu colega de equipa, na Yamaha Factory Racing. Andrea Dovizioso (Honda) e Valentino Rossi (Ducati) voltaram a lutar corpo a corpo, com o primeiro a bater o seu valoroso adversário, terminando ambos atrás de Spies. Apesar de ter partido da pole, Marco Simoncelli (Gresini Honda) caiu para sétimo na primeira volta, e desde aí só logrou ganhar uma posição, terminando em sexto, isolado.
Com estes resultados, Jorge Lorenzo mantém a liderança do Mundial, mas agora com apenas sete pontos de avanço para casey Stoner, que mesmo não tendo terminado a corrida de Jerez, ao vencer por três vezes em cinco corridas, afigura-se com o principal candidato ao título, pois se nada mudar em termos da competitividade até aqui mostrada por Stoner e Lorenzo, o australiano é bem capaz de ter uma boa vantagem competitiva nos Grandes Prémios que faltam até ao final do ano.
Com a ausência de Dani Pedrosa, o italiano Andrea Dovizioso é agora terceiro na competição, quase a trinta pontos de Stoner. Por aqui se vê bem a diferença e o que se pode esperar até ao fim do ano. Talvez só mesmo Dani Pedrosa consiga a pouco e pouco aproximar-se de Lorenzo e Stoner. Valentino Rossi é quinto com 58 pontos, com um único pódio em cinco corridas, o que mostra claramente que este não vai ser o seu ano.