Desconhecidos fincaram um machado na entrada da casa de um famoso jornalista russo independente, em Moscou, informou a imprensa russa nesta sexta-feira. O chefe de redação da rádio independente Echo de Moscou, Alexeï Venediktov, encontrou quinta-feira um machado no muro de entrada de sua residência, informou a agência Rosbalt, citando uma fonte policial não-identificada.
Esta informação também foi divulgada pelo jornal on-line Gazeta.ru e o jornal Novie Izvestia, mas o interessado não foi encontrado nesta sexta-feira para confirmar o incidente. A Echo de Moscou, contatada pela AFP, se negou a fazer qualquer comentário.
A organização americana de defesa dos jornalistas CPJ (Committee to ProtectJournalists) denunciou o incidente, falando de atentado à liberdade de imprensa. “Venediktov é o diretor da rádio mais independente e considerada a mais corajosa, que divulga o maior número de opiniões críticas contra o poder russo”, disse Nina Ognianova, a responsável para a Europa e a Ásia central do CPJ.
Segundo a CPJ, a Rússia é o terceiro país no mundo por número de assassinatos de jornalistas: foram 49 mortos, entre 1992 e 2008.