O ator britânico Bob Hoskins, conhecido por filmes como “Uma cilada para Roger Rabbit” (1988) e “Caçada na Noite” (1980) morreu aos 71 anos por causa de uma pneumonia, informou na quarta-feira a sua família. O ator, que foi indicado ao Oscar pelo filme “Mona Lisa” (1986), havia se afastado do meio artístico em 2012 depois que os médicos o diagnosticaram com a doença de Parkinson.
Em comunicado, a sua família informou que Hoskins, nascido no condado de Suffolk (sudeste da Inglaterra), morreu no hospital cercado de parentes e amigos. “Bob morreu ontem à noite em paz no hospital, cercado por sua família, após uma pneumonia. Pedimos respeito e privacidade neste momento e agradecemos suas mensagens de amor e de apoio”, diz a nota assinada pela sua mulher, Linda, e pelos seus filhos Alex, Sarah, Rosa e Jack.
Hoskins nasceu na cidade de Bury St. Edmunds, em Suffolk, em 26 de outubro de 1942, depois que sua família abandonou Londres por causa dos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).
O ator passou grande parte de sua infância no norte de Londres e deixou o colégio aos 15 anos. Depois começou sua carreira artística atuando no teatro nos anos 60.
Bob Hoskins ficou famoso por interpretar líderes obscuros, além de ser conhecido por viver o contramestre do Capitão Gancho, Smee, no filme sobre piratas “Hook: A Volta do Capitão Gancho”, com Dustin Hoffman. Hoskins também foi indicado ao prémio Bafta por suas atuações nos filmes “O Cônsul Honorário” (1984) e “Caçada na Noite”.
Em “Mona Lisa” contracenou com os atores Michael Caine e Robbie Coltrane. O ator era hábil em imitar o sotaque americano, ao ponto de conseguir se passar por um local nos EUA.