Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Morreu o antigo Presidente brasileiro Itamar Franco

Morreu, aos 81 anos, o antigo Presidente brasileiro Itamar Franco, político de carreira e primeiro impulsionador do Plano Real, que pôs fim à hiperinflação no país. O senador estava internado desde 21 de Maio num hospital de São Paulo, depois de lhe ter sido diagnosticada uma leucemia. Nos últimos dias, o seu estado de saúde agravou-se, devido a uma pneumonia, e já na madrugada de sábado sofreu um acidente vascular cerebral.

A Presidente Dilma Rousseff foi das primeiras a lamentar a sua morte, colocando o Palácio do Planalto à disposição para o velório, mas a família decidiu realizar as cerimónias fúnebres em Minas Gerais, o estado natal do ex-Presidente.

Descendente de emigrantes italianos, Itamar Franco nasceu em Junho de 1930, no barco em que a mãe viajava do Rio de Janeiro para Salvador e foi aí registado. Mas no ano seguinte a sua certidão de baptismo corrigiria o acaso, dando-o como natural de Juiz de Fora, recordou o Globo on-line. Foi na cidade mineira que cresceu, se licenciou em Engenharia Civil e iniciou a vida política, sendo eleito prefeito em 1966 pelo MDB, a formação que reunia os opositores da ditadura militar.

Foi ainda na autarquia que Itamar reuniu o círculo de irredutíveis que em 1992, já depois de dois mandatos no Senado, levaria consigo para a presidência — a “República de Juiz de Fora”. A chegada ao Planalto foi tudo menos previsível: foi vice-presidente de Fernando Collor de Melo, o primeiro Presidente eleito em sufrágio directo depois da ditadura, mas um político em tudo distante da imagem de seriedade que Itamar construíra; assumiu a chefia de Estado após o processo de impugnação que levou Collor a resignar.

Reunindo um vasto apoio partidário, Itamar assumiu-se como garante da estabilidade democrática e presidiu ao lançamento do Plano de Estabilização Económica, que visava combater a inflação endémica e preparar a adopção de uma nova moeda — o real, posto a circular em 1994. O programa seria posto em prática por Fernando Henrique Cardoso, seu ministro das Finanças e, um ano mais tarde, seu sucessor na presidência.

Após deixar o cargo, Itamar Franco foi embaixador em Portugal e junto da Organização de Estados Americanos, governador de Minas Gerais e, já em 2009, regressaria ao Senado, de novo eleito pelo seu estado natal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!