Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Morre o 1º presidente da Argélia independente

Ahmed Ben Bella, herói da luta pela independência e primeiro presidente da Argélia, morreu, Quinta-feira, em Argel, aos 96 anos, disse a agência estatal de notícias do país.

Ele sofria duma doença não identificada. Filho de camponeses, criado perto da fronteira com o Marrocos, Ben Bella foi um soldado condecorado do Exército francês durante a Segunda Guerra Mundial, depois da qual entrou para o proscrito movimento pela independência argelina, o que resultou-lhe em vários anos nas prisões francesas.

Quando a França cedeu o controle sobre a Argélia, em 1962, ele tornou-se o primeiro presidente do país, período em que nacionalizou a indústria e tornou-se um paladino do anticolonialismo no Terceiro Mundo.

Mas faltava-lhe o peso político necessário para construir o jovem país e afastar os desafios ao seu poder. Depois de três anos, foi deposto por Houari Boumediene, da ala militar do movimento pela independência.

Esse facto estabeleceu um padrão, ainda vigente, de influência militar sobre a vida política argelina. Ben Bella passou, subsequentemente, vários anos preso ou exilado e, finalmente, voltou a viver na Argélia depois da eleição, em 1999, do actual presidente Abdelaziz Bouteflika.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!