Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moradores de Piloto em Nampula sem corrente eléctrica há uma semana

Os moradores da Unidade Comunal de Piloto, no bairro de Mutauanha, arredores da cidade de Nampula, Norte de Moçambique, estão privados do fornecimento da corrente eléctrica há uma semana devido à avaria de um posto de transformação que alimenta aquela zona.

Os residentes, na sua maioria comerciantes, apontam que a situação está a lhes causar prejuízos. Geraldo Alberto é vendedor de bebidas alcoólicas e peixe fresco. Disse à nossa Reportagem que, para além desta avaria, os cortes de energia eléctrica são constantes na Unidade Comunal de Piloto.

Desta vez, o seu peixe deteriorou-se e teve que vender a preço de banana para recuperar o dinheiro aplicado na compra. De acordo com ele, nos últimos dias, o medo aumentou no Piloto porque as noites são escuras e os amigos do alheio aproveitam-se, às vezes, da situação para cometer desmandos.

Pede a quem de direito para solucionar o problema o mais rápido possível. Anabela Jorge, proprietária de uma das bancas de venda de peixe fresco, afirmou que os cortes constantes no fornecimento de energia eléctrica danificaram dois congeladores e a empresa Electricidade de Moçambique (EDM) não se responsabilizou.

Ela não teve dinheiro para repor os bens danificados e preferiu passar a vender bebidas alcoólicas tais como Tentação, Royal e Zed.

“Neste período chuvoso não confiamos na energia de Piloto por causa de muitas oscilações”, desabafou Anabela. Enquanto isso, os alunos da Escola Primaria Completa de M´puecha não têm aulas há uma semana. O centro de saúde anexo ao Hospital Psiquiátrico de Nampula e o Centro de Tratamento de Cólera também ressentem-se do mesmo problema.

As equipas escaladas para trabalhar no período nocturno recorrem às luzes de telemóveis e velas para atender os pacientes. Desde o dia da avariou os homens da EDM estão no local para resolver o problema, mas não se sabe quando é que isso vai acontecer.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!