Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Monitoramento da Internet deve ter limites adequados, diz Merkel a Obama

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta quarta-feira, que o monitoramento governamental das comunicações via Internet precisa ser realizada dentro dos limites adequados.

“Deixei claro que, apesar de vermos a necessidade de coleta de informações, o tópico da proporcionalidade é sempre um tema importante e a ordem democrática livre é baseada no sentimento de segurança das pessoas”, disse Merkel numa coletiva de imprensa conjunta com Obama. “É por isso que a questão do equilíbrio e da proporcionalidade é algo que vamos continuar a discutir, e sobre as quais nós concordamos com um maior intercâmbio de informações entre o Ministério do Interior alemão e as autoridades competentes nos Estados Unidos.”

Na mesma entrevista, Obama disse que os Estados Unidos atingiram o equilíbrio entre a necessidade de reunir informações de segurança e a proteção às liberdades civis. “Eu assumi o governo empenhado em proteger o povo americano, mas também comprometido com nossos valores e nossos ideais, e um dos nossos ideais mais altos ideais é a liberdade civil e a privacidade”, disse Obama. “Estou confiante que, neste ponto, atingimos o equilíbrio apropriado”.

Os Estados Unidos estão sob duras críticas por sua política de vigilância secreta desde que um ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional revelou a dois jornais que o governo norte-americano monitorava a atividade telefónica e via Internet de milhões de pessoas.

O autor da denúncia, Edward Snowden, se refugiou em Hong Kong, território chinês semiautônomo, onde pode ser alvo de um processo de extradição para os EUA.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!