Em partida da nona jornada do Moçambola, a equipa do Maxaquene averbou uma pesada derrota diante do HCB de Songo por 2 a 0 e comprometeu a segunda posição da tabela classificativa. Na mesma ronda, o Ferroviário de Maputo perdeu em Chibuto por 0 a 1.
Terminou o ciclo de dois jogos sem pontuar para o HCB, depois de perder pelo mesmo resultado de 3 a 1 diante da Liga Muçulmana e do Clube de Chibuto. Neste domingo (25) e em confronto da nona jornada, aquela colectividade derrotou o Maxaquene por 2 a 0 com golos apontados por Fabrice, no minuto 43, e Mucuapel aos 62.
Com este resultado, a equipa treinada por Wetson Nyereda ascendeu à quarta posição desta prova, com 15 pontos, enquanto o Maxaquene, que não ganha há duas jornadas, perdeu a segunda posição para o Ferroviário de Nampula que nem sequer jogou neste fim-de-semana, ainda que ambos tenham 17 pontos.
Falando momento após a partida, o treinador principal do Maxaquene, Chiquinho Conde, atirou a culpa pelo desaire à equipa da arbitragem, ao afirmar que “nós fomos claramente prejudicados”. “Infelizmente”, continuou o treinador, “ainda temos este tipo de árbitros que não deixam o nosso futebol ir a lugar algum”.
Visivelmente agastado com a actuação dos juízes da partida, Conde teceu uma grave ameaça contra a integridade física dos mesmos, declarando que “se as coisas continuarem assim, vai haver violência nos nossos campos. Já o fez Abdul Omar e sinto que, pessoalmente, eu serei o próximo a agredir os árbitros”.
Enquanto isso, o treinador-adjunto do HCB destacou a vitória e disse que a equipa já há muito precisava destes três pontos, “depois de perder nos dois últimos jogos”. “O Maxaquene jogou bem, mas nós fomos superiores”, concluiu.
Ferroviário de Maputo perde diante do Clube de Chibuto
Ainda nesta ronda, amputada devido à partida amigável dos “Mambas” contra a selecção do Marrocos na última sexta-feira (23), no Algarve, o Ferroviário de Maputo perdeu diante do Clube de Chibuto por 0 a 1, na estreia de Victor Urbano no comando técnico dos “guerreiros” de Gaza.
Na cidade da Beira, o Estrela Vermelha local perdeu por 0 a 1 diante do Ferroviário de Quelimane, enquanto o Desportivo de Nacala empatou sem abertura de contagem no confronto contra o Têxtil de Púnguè.
De referir que as restantes partidas foram adiadas para a quarta-feira do dia 04 de Junho, cujo destaque vai para o derby entre o Desportivo de Maputo e a Liga Muçulmana marcado para o Estádio Nacional do Zimpeto.
Quadro completo de resultados
HCB de Songo 2 – 0 Maxaquene
Clube de Chibuto 1 – 0 Ferroviário de Maputo
Estrela Vermelha da Beira 0 – 1 Ferroviário de Quelimane
Têxtil de Púnguè 0 – 0 Desportivo de Nacala
Partidas adiadas para o próximo dia 04 de Junho
Ferroviário de Pemba X Costa do Sol
Ferroviário de Nampula X Ferroviário da Beira
Desportivo de Maputo X Liga Muçulmana