Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Maxaquene impõe segunda derrota ao campeão; Liga empata mas continua líder

O Maxaquene impôs a segunda derrota ao Ferroviário de Maputo, no clássico da 6ª jornada, e subiu para a 3ª posição do campeonato nacional de futebol. Ainda no sábado(23), a Liga Desportiva de Maputo conseguiu somar um importante ponto em Inhambane que lhe permitiu manter a liderança isolado do Moçambola.

Em casa do campeão nacional, no estádio da Machava, os “tricolores” entraram a mandar no jogo e podiam ter-se adiantado no marcador ainda nos minutos iniciais quando Luckman recebeu um cruzamento na pequena área mas a emenda de calcanhar não saiu bem.

Os “locomotivas” assumiram o controle da partida e, depois de uma jogada bem elaborada, Edmilson cruzou do flanco esquerdo para a cabeça de Lewis que como um peixe cabeceou para o golo mas o jovem guarda-redes Basílio mostrou que a baliza do Maxaquene estão bem defendidas.

A pressão do Ferroviário aumentou mas os seus avançados ou eram mal servidos ou mostravam pouca eficácia na hora de visar a baliza “tricolor.

Depois do descanso Chiquinho Conde deve ter sentido o vento forte que se levantou na cidade capital e deu a dica aos seus jogadores, chutem de longe. Logo no segundo minuto Mayunda marcou um pontapé de canto da direita, a defesa “locomotiva” cortou devolvendo-lhe a bola, o jogador levantou a cabeça tirou as medidas a baliza de Germano e para lá enviou o esférico que voou para o segundo poste.

A jogar contra o vento e sem criatividade os campeões não tinha “vapor” para chegar a baliza do Maxaquene que tirava todo o proveito das forças da natureza.

No minuto 50 a equipa tricolor ganhou um livre a meio do meio campo, Manuelito encheu o pé direito e atirou para o ângulo superior direito da baliza onde Germano esticou-se mas não conseguiu evitar o golo.

Após uma boa combinação pelo flanco direito o nigeriano Luckman podia ter aumentado o placar, no minuto 70, mas o seu remate na passada acertou no poste de Germano.

Nas últimas três partidas a equipa de Carlos Manuel somou apenas um ponto e caiu para a 5ª posição da classificação. O Maxaquene, que parece ter ultrapassado a fase de resultados menos positivos, ocupa 3ª posição com menos dois pontos do que o líder.

Liga empata mas continua líder

Na liderança do Moçambola continua a Liga Desportiva que sofreu na “terra da boa gente” mas conseguiu um empate precioso.

Abílio de penálti abriu o placar para o ENH FC no minuto 4 da partida. Os anfitriões voltaram a fazer uma boa partida mostrando a sua intenção de lutar pelo título esta época.

A equipa de Dário Monteiro mesmo sem fazer uma grande exibição defendeu a sua liderança e, há quatro minutos do intervalo, na sequência de um pontapé de canto da esquerda a bola sobrou para Ussama que sem marcação no segundo poste empurrou para o fundo das redes.

A Liga Desportiva de Maputo, beneficiando dos resultados dos seus seguidores directos, manteve a 1ª posição assim como a ENH FC continua no 4º lugar.

Eis as classificação após a disputa da 6ª jornada:

CLUBES J V E D BM BS P
Liga Desportiva de Maputo 6 4 2 0 10 4 14
União Desportiva de Songo 7 3 3 1 7 2 12
Maxaquene 6 3 2 1 10 6 11
ENH de Vilankulo 6 3 2 1 7 6 11
Ferroviário de Maputo 6 3 1 2 7 5 10
Ferroviário da Beira 6 3 1 2 7 5 10
Costa do Sol 6 2 3 1 11 10 9
Estrela Vermelha de Maputo 6 1 5 0 5 4 8
Chibuto FC 6 1 5 0 3 2 8
10º Ferroviário de Nampula 6 2 1 3 5 5 7
11º Desportivo de Nacala 7 1 3 3 7 10 6
12º Desportivo de Niassa 6 1 3 2 2 5 6
13º Chingale de Tete 6 1 2 3 7 10 5
14º 1º de Maio de Quelimane 6 1 2 3 5 10 5
15º Desportivo de Maputo 6 1 1 4 6 10 4
16º Ferroviário de Nacala 6 0 2 4 2 7 2
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!