Em jogo de abertura da sexta jornada do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola edição 2013, o Ferroviário de Maputo derrotou o Matchedje e encerrou o ciclo caótico de quatro jogos sem ganhar.
Contudo, este arranque de jornada ficou marcado pelo insólito que se deu em Vilankulos. É um caso que vai ficar para sempre registado na história do futebol moçambicano. Abdul Omar, técnico ao serviço do Estrela Vermelha da Beira, agrediu, de forma deliberada e em pleno jogo, Silvério Nuvunga, árbitro escalado para ajuizar o confronto entre os beirenses e o Vilankulo FC.
Aliás, Abdul Omar esteve a cumprir com a promessa deixada na última sexta-feira (26) onde terá publicamente ameaçado espancar aquele árbitro, o Yassin Amuji, presidente e proprietário do Vilankulo FC e Suleiman Amuji, presidente do Conselho Municipal da Vila de Vilankulos.
Estavam volvidos 30 minutos quando o treinador invadiu o terreno do jogo para dar dois murros valentes que deixaram o árbitro inanimado por 12 minutos. A partida não prosseguiu, ainda que o delegado da Liga Moçambicana de Futebol tenha garantido que os restantes minutos (60) serão disputados neste domingo a partir das 15 horas.
Ferroviário de Maputo derrota o Matchedje
A equipa do Matchedje foi a primeira a adiantar-se no marcador quando, volvidos quatro minutos, o ponta-de-lança Eka violou as redes à guarda de Pinto. No entanto, a turma militar não soube segurar a vantagem tendo sofrido um golo passados 53 minutos e por intermédio de Whisky. A volta no marcador foi dada a nove minutos do fim pelo pé esquerdo de Diogo.
O Matchedje somou assim a sua sexta derrota consecutiva, enquanto o Ferroviário de Maputo somou a sua segunda vitória. Ainda na tarde deste sábado, o Têxtil de Púnguè arrancou um empate caseiro frente ao Costa do Sol por um golo.
A jornada prossegue neste domingo (28) com a realização dos seguintes jogos:
Ferroviário da Beira X Clube de Chibuto
Ferroviário de Nampula X HCB de Songo
Maxaquene X Desportivo de Nacala
Chingale de Tete X Liga Muçulmana
Vilankulo FC X Estrela Vermelha