Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Johane mantém invencibilidade do Chibuto; Gito conduz locomotivas para 2ª posição

Os “guerreiros” de Gaza do foram à cidade da Matola derrotar a Liga Desportiva, no passado domingo(01), e mantiveram a sua invencibilidade no campeonato nacional de futebol. No sábado, os campeões nacionais impuseram-se ao Costa do Sol no clássico da jornada 7 do Moçambola e saltaram para a 2ª posição a apenas um ponto do líder.

Depois de roubarem pontos ao Ferroviário de Nampula, ao Maxaquene, ao Costa do Sol, ao Ferroviário da Beira e à União Desportiva o Chibuto FC entrou para o relvado da Liga na Matola disposto a disputar o jogo de peito aberto.

De bola parada os pupilos de Lucas Barrarijo criaram a primeira situação de perigo para a baliza de Joaquim que teve uma tarde de muito trabalho.

Os anfitriões tinham a posse de bola mas só à passagem da meia hora conseguiram chegar à área dos “guerreiros” e sem perigo.

Na resposta Chicualacuala na pequena área atirou para mais uma boa intervenção de Joaquim.

Do descanso a Liga voltou mais dominadora, no minuto 50 Telinho até introduziu a bola na baliza do Chibuto FC mas o árbitro auxiliar assinalou fora de jogo, muito contestado pela equipa de Dário Monteiro.

Em contra ataque os “guerreiros” criavam muitos calafrios aos poucos adeptos da Liga. No minuto 73, na sequência de uma boa jogada do ataque dos representantes da província de Gaza a bola foi cruzada do flanco direito sem que ninguém da defesa da Liga cortasse, o esférico chegou a Lázaro no poste oposto que centrou para pequena área onde o pequeno Jean Nzeymane (Johane) subiu mais alto e cabeceou como mandam as regras para o fundo das malhas de Joaquim que nem se fez ao lance.

O Chibuto FC somou a sua segunda vitória no campeonato e ocupa a 7ª posição. A Liga, apesar da derrota, continua na liderança beneficiando-se dos empates do Maxaquene, que em casa ficou no nulo com os locomotivas de Nampula, e da ENH que foi ao Niassa empatar sem golos com o Desportivo local.

Sem golos ficaram também as partidas entre o representante da província da Zambézia e os “alvi-negros” de Uzaras Mahomed, e entre o Ferroviário de Nacala e o Estrela Vermelha de Maputo.

Campeões vencem clássico e estão a um ponto da liderança

No clássico da jornada os campeões nacionais, que na semana passada haviam sido derrotados em casa pelos “tricolores ajudados pelo vento, aproveitam a força da natureza para adiantarem-se no placar por Timbe que aos 12 minutos rematou a cerca de 40 metros do alvo sem e a bola voou sem chances para Gervásio.

Depois do descanso Sérgio Faife tirou um defesa e lançou Parkim para a partida, aposta ganha pois o avançado na sua primeira vez que recebeu a bola, de Manuchi, atirou para o fundo das malhas empatando a partida.

Os campeões não tremeram e na sequência de um pontapé de canto apontado por Gito o defesa Jeitoso foi às alturas cabecear para o 1 a 2.

Os canarinhos assumiram as despesas do jogo mas não conseguirem evitar a sua segunda derrota, Gito já em tempo de compensação sentenciou o clássico.

O Ferroviário de Maputo está na segunda posição, com os mesmo pontos que o seu homónimo da Beira que em casa venceu ao Chingale, a um ponto do líder. O Costa do Sol caiu uma posição.

Eis os resultados completos da 7ª jornada:

1º de Maio de Quelimane 0-0 Desportivo Maputo

Desportivo de Niassa 0-0 ENH Vilanculo

Liga Desportiva de Maputo 0-1 Chibuto FC

União Desportiva de Songo 1-0 Desportivo de Nacala

Ferroviário da Beira 2-0 Chingale de Tete

Costa do Sol 1-3 Ferroviário de Maputo

Maxaquene 0-0 Ferroviário de Nampula

Ferroviário de Nacala 0-0 Estrela Vermelha de Maputo

 

Agora, com todas equipas com o mesmo número de partidas disputadas, a classificação está assim ordenada:

CLUBES J V E D BM BS P
Liga Desportiva de Maputo 7 4 2 1 10 5 14
Ferroviário de Maputo 7 4 1 2 10 6 13
Ferroviário da Beira 7 4 1 2 9 5 13
Maxaquene 7 3 3 1 10 6 12
ENH de Vilankulo 7 3 3 1 7 6 12
União Desportiva de Songo 7 3 3 1 7 2 12
Chibuto FC 7 2 5 0 4 2 11
Costa do Sol 7 2 3 2 12 13 9
Estrela Vermelha de Maputo 7 1 6 0 5 4 9
10º Ferroviário de Nampula 7 2 2 3 5 5 8
11º Desportivo de Niassa 7 1 4 2 2 5 7
12º Desportivo de Nacala 7 1 3 3 7 10 6
13º 1º de Maio de Quelimane 7 1 3 3 5 10 6
14º Chingale de Tete 7 1 2 4 7 12 5
15º Desportivo de Maputo 7 1 2 4 6 10 5
16º Ferroviário de Nacala 7 0 3 4 2 7 3

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!