Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: com início frouxo

Jogou-se, no transacto fim-de-semana, a primeira jornada da mais alta competição futebolística nacional, cujo arranque teve lugar no distrito de Chibuto. Foi uma jornada fraca em resultados. As equipas apresentaram-se a níveis baixos de rendimento e expuseram os seus crónicos problemas de finalização.

Foram marcados apenas cinco golos nos sete jogos e registados quatro empates, três dos quais sem abertura de contagem.

Pompa na abertura

No jogo inaugural que opôs o estreante Clube de Chibuto ao Chingale de Tete o resultado não foi para além de um empate a uma bola e foi antecedido de momentos de pompa dignos da abertura da mais alta competição futebolística do país.

O Clube de Chibuto dominou o jogo todo e não burlou as expectativas forjadas por Abdul Omar. Entretanto pecou na hora de finalizar.

Quando tudo indicava que o jogo terminaria nulo, já na etapa final, Paulo é visto sozinho na dianteira e recebe o esférico de trás cabendo-lhe passar por Baía e, com a baliza totalmente escancarada, e fazendo o golo que não teve nenhum festejo, senão dos próprios jogadores do Chingale.

Mas a história não terminou por ai. A três minutos para os 90 o árbitro da partida, Samuel Chirindza, assinalou grande penalidade a favor do Chibuto.

Chamado a cobrar, Njusta atirou para defesa incompleta de Zacarias e Ivo, na recarga, forçou o empate. Os jogadores do Chingale adormeceram quando o guardião clamava por socorro. Sérgio Faife, técnico da equipa canarinha, acabou por ser expulso por invasão ao campo de jogo em contestação ao penalty.

Campeões consentem um empate

A Liga Muçulmana, campeã nacional, não foi para além de um empate sem abertura de contagem com o Vilankulo Fc numa partida bastante renhida.

O Vilankulo foi ao campo da Liga na Matola com a lição estudada e obrigou o adversário a retrair-se e a defender para não sofrer. Nelinho, por diversas vezes, salvou as redes do pior.

Quando a Liga acordou na segunda parte, encontrou já um Vilankulo que soube adaptar-se à defesa à zona para dificultar ainda mais o trabalho da Liga que arriscou nas penetrações, mas sem sucesso. Foram 90 minutos de jogo intenso.

Ferroviário de Maputo, HCB e Desportivo à frente

O Ferroviário de Maputo recebeu e derrotou o seu homólogo de Nampula por 1 – 0 com tento marcado no último minuto do tempo regular por Clésio, o puto maravilha.

O Ferroviário até dominou o jogo criando várias situações que não resultaram em golos. A Locomotiva de Nampula ainda ganhou ânimo nos últimos minutos e viu, antes do apito final, a bola ser tirada por Vling sobre a linha de golo.

O Costa de Sol do português Diamantino Miranda, favorito ao título, não aproveitou a viagem a Songo e averbou uma derrota contra o HCB do também português Victor Urbano, por 1 – 0.

Os outros três pontos desta jornada, pobre em golos, foram obtidos pelo Desportivo de Maputo que, apesar de ter visto Dário Monteiro falhar um penalty, venceu por 1 – 0 o Têxtil de Púngue no Nacional do Zimpeto.

Quadro de resultados e classificação:

Clube de Chibuto – Chingale de Tete (1 – 1) Ferroviário de Maputo – Ferroviário de Nampula (1 – 0)

Ferroviário de Beira – Incomáti de Xinavane (0 – 0)

HCB Songo – Costa do Sol (1 – 0)

Desportivo de Maputo – Têxtil de Púngue (1 – 0)

Maxaquene – Ferroviário de Pemba (0 – 0)

Liga Muçulmana – Vilankulo FC (0 – 0)

 

A classificação após a primeira jornada está assim ordenada:


EQUIPA J V E D GM GS DG P
Ferroviário de Maputo 1 1 0 0 1 0 1 3
HCB do Songo 1 1 0 0 1 0 1 3
Desportivo de Maputo 1 1 0 0 1 0 1 3
Chingale de Tete 1 0 1 0 1 1 0 1
Chibuto FC 1 0 1 0 1 1 0 1
Ferroviário de Beira 1 0 1 0 0 0 0 1
Incomáti de Xinavane 1 0 1 0 0 0 0 1
Maxaquene 1 0 1 0 0 0 0 1
Ferroviário de Pemba 1 0 1 0 0 0 0 1
10º Liga Muçulmana 1 0 1 0 0 0 0 1
11º Vilankulos FC 1 0 1 0 0 0 0 1
12º Ferroviário de Nampula 1 0 0 1 0 1 -1 0
13º Costa do Sol 1 0 0 1 0 1 -1 0
14º Têxtil do Púnguè 1 0 0 1 0 1 -1 0

 

Confira a lista dos marcadores de golos: Paulo (Chingale de Tete); Ivo (Chibuto FC); Andro (HCB Songo); Clésio (Ferroviário de Maputo); Leonel (Desportivo).

 

Confira o programa de jogos da 2ª jornada:

Sábado, 15h30, Mun. Vilankulo – Vilankulo FC vs Fer. de Pemba

Sábado, 15h30, Campo C. do Sol – Costa do Sol vs Chibuto FC

Domingo, 15h30, Desportivo de Tete – Chingale vs Ferroviário da Beira

Domingo, 15h30, Fer. da Beira – Têxtil de Púngue vs HCB de Songo

Domingo, 15h30, C. do Maxaquene – Maxaquene vs Desportivo de Maputo

Quarta-feira, 15h30, estádio 25 de Junho – Ferroviário de Nampula vs Liga Muçulmana

Quarta-feira, 15h30, Campo do Incomáti – Incomáti vs Ferroviário de Maputo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts