Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Clube de Chibuto empata e compromete a liderança

O Clube de Chibuto empatou sem abertura de contagem diante do clube HCB de Songo, em jogo da 16ª jornada do Moçambola, edição 2013. O Ferroviário de Maputo derrotou o Estrela Vermelha da Beira e relançou-se na luta pelo título.

Está comprometida a liderança do Clube de Chibuto após empatar, sem abertura de contagem, com o HCB de Songo, no seu próprio campo. Durante os 90 minutos os gazenses não foram capazes de evidenciar a pujança com que nos habituaram ao longo da competição, permitindo a divisão de pontos com os visitantes.

Johane, o homem do momento, diga-se, fez o seu terceiro jogo consecutivo sem marcar golos, factor que aliado ao empate poderá penalizar o Chibuto com a perda da liderança do campeonato. De referir que os “guerreiros” estão a um ponto do segundo lugar, a Liga Muçulmana, que ainda tem uma partida por disputar no próximo dia 11 de Setembro diante do Ferroviário de Nampula, referente a esta mesma jornada.

Ferroviário de Maputo na luta pelo título

Logo no início ficou claro que a locomotiva da capital teria um confronto controlado diante do Estrela Vermelha da Beira. Aliás, a equipa do Chiveve nem sequer ambientou-se ao sintético da Machava, limitando-se a defender as investidas ofensivas do seu adversário, sobretudo nos primeiros 45 minutos.

Transcorrido o primeiro quarto de hora, Cândido, o homem escalado por Danito Nhampossa para a zona mais avançada do Ferroviário, viu a trave a negar-lhe o golo, depois de invadir a grande área contrária e desferir um portentoso remate para a baliza. Em resposta, o Estrela Vermelha lançou-se no contra-ataque e Delfino não foi a tempo de esticar o pé para desviar o curso da bola centrada por Betinho, dentro da pequena área.

Transcorrido o minuto 31, Barrigana, num lance individual de belo efeito, tirou vários adversários do caminho e encostado à linha do fundo fez um passe milimétrico para Tchitcho que abriu o marcador. Até ao intervalo, as duas equipas não produziram jogadas dignas de realce, ainda que o Ferroviário de Maputo tenha mantido o total domínio da partida.

No reatamento, a equipa de Chiveve entrou destemida e aplicou-se no jogo ofensivo, o que assustou o Ferroviário que perdeu parcialmente o controlo do confronto. Transcorrido o minuto 72, Mastaile cabeceou forte para as mãos de Germano perante a “assistência” dos centrais da locomotiva.

Com o jogo praticamente equilibrado, ainda que com o Estrela sem poder fazer muito devido à falta de capacidade física dos seus jogadores para correr no relvado sintético da Machava, foram necessários 84 minutos para Senkanie carimbar as contas da partida. Num momento certo, perante a distracção dos centrais adversários, Danito Parruque cruzou para grande área, de onde surgiu o avançado contratado ao Ferroviário de Nampula a marcar o golo.

Com esta vitória, o Ferroviário de Maputo assume a sexta posição do Moçambola e confirma o mérito de equipa que mais subiu na tabela classificativa, assumindo a quinta posição com 25 pontos, a seis do actual líder da prova.

“Campeão de Inverno” continua a cair

O Ferroviário da Beira empatou a um golo diante do Desportivo de Nacala, em partida que teve lugar no caldeirão do Chiveve. A equipa da casa foi a primeira a abrir o marcador, volvidos 50 minutos, vantagem que durou até ao terceiro minuto de compensação depois dos 90 quando Egídio converteu uma grande penalidade.

Com o resultado, a locomotiva do Chiveve, vice-campeã nacional, encerra o ciclo de duas derrotas e um empate nesta segunda volta, com sete golos sofridos e apenas um marcado, o que coloca a equipa na “penosa” quinta posição, depois de ter terminado a primeira volta no topo da tabela.

Quadro completo de resultados:

Clube de Chibuto 0 – 0 HCB de Songo

Têxtil de Púnguè 0 – 0 Matchedje

Ferroviário da Beira 1 – 1 Desportivo de Nacala

Ferroviário de Maputo 2 – 0 Estrela Vermelha

Ferroviário de Nampula X Liga Muçulman (adiado)

Maxaquene X Vilankulo FC (Adiado)

Chingale de Tete X Costa do Sol (Adiado)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!