Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: clássico entre tricolores e canarinhos antecede férias, enquanto líder descansa com vantagem confortável

Moçambola: Fim da primeira volta ao mais alto nível

A duas jornadas do final da 1ª volta o Campeonato nacional de futebol de Moçambique, o Moçambola, vai parar um mês devido aos compromissos internacionais da selecção nacional “A”. Por ser uma das equipas que mais jogadores tem convocados o Ferroviário de Maputo, líder isolado, não joga este fim de semana mas mesmo assim os locomotivas de Nacir Armando bem podem descansar à sombra dos quatro pontos de vantagem que tem para o segundo classificado.

A jornada vai ser marcada pelo clássico entre Maxaquene e Costa de Sol, que vão medir forças a partir das 15 horas deste domingo no campo dos tricolores, e deste jogo pode sair um novo segundo classificado se a equipa sensação até aqui no Moçambola, o Clube do Chibuto, não vencer a partida que tem no seu relvado com os Locomotivas da Beira.

Mas a 10ª jornada tem o seu pontapé de saída marcado para o sábado com a realização de dois jogos. O aflito Chingale de Tete com apenas oito pontos, desloca-se a Inhambane para defrontar os marlins de Chiquinho Conde a partir das 15 horas. Á mesma hora o Desportivo de Maputo vai receber o Ferroviário de Nampula no reaberto Estádio Nacional do Zimpeto após meses em obras de restituição do relvado. Os alvi negros não vencem a cinco jornadas assumindo neste momento a décima posição com onze pontos.

A jornada termina com clássico e luta entre aflitos. Quer o Maxaquene quer o Costa de Sol encontram-se em seus melhores momentos nesta temporada se atender que ambas as equipas tiveram um inicio de campeonato cinzento. Por um lado é o Maxaquene motivado vindo de uma importantíssima vitória no difícil terreno do Desportivo de Tete, quebrando a tradição e invencibilidade do Chingale e, por outro, o Costa de Sol que vem de uma assombrosa goleada no seu campo aplicada ao Têxtil de Púnguè.

Outro aspecto que chama atenção para o clássico é que nesta temporada o Costa de Sol venceu todos os gigantes que teve pela frente e ainda, levou de vencida o Clube de Chibuto, actualmente na segunda posição. Contudo, é fora de casa que os canários tem tido pouca sorte. O clássico será ajuizado por um quarteto de arbitragem liderado pelo senhor Samuel Chirindza.

O lanterna na vermelha da competição, o Ferroviário de Pemba que há cada jornada vê as suas chances de manter-se no campeonato cada vez mais reduzidas com apenas dois pontos, mercê de igual número de empates contra o Maxaquene e Liga Muçulmana na primeira e terceira jornada respectivamente, tem pela frente o Incomáti de Xinavane em jogo onde é proibido às duas equipas falarem de derrota para o cumprimento dos seus objectivos, que passam pela manutenção. O jogo tem início marcado para às 15 horas no campo do Grupo Desportivo Incomáti de Xinavane.

Moçambola vai de férias por um mês

Está previsto para a selecção nacional um estágio competitivo a realizar-se na Alemanha a partir de segunda-feira próxima até ao dia 30 do mês em curso sendo que a partida está marcada para o dia 20, domingo. O mesmo tem em vista o jogo contra o Egipto marcado para 2 de Junho em Cairo a contar para a fase de grupos de apuramento para o Mundial-2014 a decorrer no Brasil. No decorrer do estágio, os Mambas terão um jogo de rodagem diante da selecção da Namíbia que no mesmo período estará também em estágio em Munique.

Sendo assim, dois jogos do Moçambola previstos para domingo nomeadamente Têxtil de Púnguè versus Liga Muçulmana e HCB de Songo versus Ferroviário de Maputo, ficam adiados para daqui há mais de um mês, especificamente a 24 de Junho.

Este adiamento deve-se ao facto de quer a Liga Muçulmana como o Ferroviário de Maputo cederem maior parte dos seus atletas ao combinado nacional. Mesmo assim, o Ferroviário de Maputo não vê a sua liderança comprometida visto contar com quatro pontos de avanço diante do clube de Chibuto.

Confira os jogos agendados para este fim de semana:

Sábado, 15h. Campo Municipal de Vilankulos: Vilankulo FC X Chingale de Tete

Sábado, 15h. Estádio Nacional do Zimpeto: Desportivo X Ferroviário de Nampula

Domingo, 15h. Campo do Maxaquene: Maxaquene X Costa de Sol

Domingo, 15h. Campo do Chibuto: Clube do Chibuto X Ferroviário da Beira

Domingo, 15h. Campo do Incomáti de Xinavane: Ferroviário de Pemba vs Incomáti

 

A classificação está assim ordenada antes da disputa da jornada 10:


EQUIPA J V E D GM GS DG P
Ferroviário de Maputo 9 7 0 2 13 8 5 21
Clube de Chibuto 9 5 2 2 10 4 6 17
Maxaquene 9 4 4 1 8 5 3 15
Liga Muçulmana 9 3 5 1 8 5 3 14
Costa de Sol 9 4 2 3 13 10 3 14
Vilankulo FC 9 3 4 2 6 5 1 13
Ferroviário da Beira 9 2 6 1 8 5 3 12
HCB de Songo 9 3 3 3 4 4 0 12
Ferroviário de Nampula 9 3 3 3 5 6 -1 12
10º Desportivo de Maputo 9 3 2 4 5 7 -2 11
11º Chingale de Tete 9 1 5 3 9 10 -1 8
12º Incomáti 9 1 5 3 6 9 -3 8
13º Têxtil de Púnguè 9 2 1 6 5 12 -7 7
14º Ferroviário de Pemba 9 0 2 7 5 15 -10 2
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!