Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2016: ENH vence e ascende à liderança, graças a derrota da União Desportiva diante do Desportivo de Maputo

Moçambola 2016: ENH vence e ascende à liderança

Foto de Adérito CaldeiraA sorte favorece os audazes, na 4ª jornada do campeonato nacional de futebol ela favoreceu duplamente à ENH de Vilanculos que abriu o placar com um autogolo de Cufa, na vitória por 2 a 1 sobre o Ferroviário da Beira, e ainda se beneficiou da primeira derrota do então líder do Moçambola, a União Desportiva do Songo, que foi a capital do país perder neste sábado(09) com o Desportivo de Maputo por 2 a 0.

Os locomotivas do Chiveve até entraram melhor na partida criando as primeiras oportunidades de abrir o placar ainda na primeira parte. Porém, após o descanso, não conseguiram inverter o histórico negativo que acumulam nas deslocações à chamada “terra da boa gente”, há 4 anos que não vencem em Inhambane.

Boris Pucic também deve ter dado um “puxão de orelhas” aos seus jogadores e depois de algumas mexidas no onze inicial viu a sua equipa inaugurar o marcador. No minuto 68 Matlombe galgou o flanco esquerdo e rematou cruzado, o defesa Cufa tentou cortar mas acabou por enganar o seu guarda-redes.

À passagem da meia hora o nigeriano Chijioke encheu o pé à entrada da área Soarito viu a bola no fundo das suas redes pela segunda vez.

O Ferroviário da Beira não se deu por vencido e dez minutos depois reduziu a desvantagem por Nelito.

A equipa treinada por Wedson Nyirenda acreditou que podia sair de Vilanculos com pelo menos um ponto e foi com tudo para o ataque, mas a sorte não esteve do seu lado e acabou por ouvir o apito final e deixar o ENH decolar da segunda posição para a liderança do Moçambola.

Danito e Joca garantem primeira vitória dos “alvi-negros”

Ainda neste sábado(09) o último classificado recebeu em casa alugada, o estádio nacional do Zimpeto, a União Desportiva do Songo que veio de Tete defender a liderança. Muito bom espectáculo dado pelas duas equipas que entraram desinibidas à procura do golo.

Foto de ArquivoNa sequência de um lançamento longo para o flanco direito o guarda-redes Swini saiu dos postes e cortou pela linha lateral. Os “alvi-negros” repuseram rapidamente a bola em jogo que foi cruzada para a meia lua onde Joca amorteceu-a com o pé para Danito Parruque que, na passada, chutou com o seu pé direito inaugurando o placar, decorria o minuto 14.

A equipa de Artur Semedo sentiu o golo mas não logo puxou da experiência dos seus jogadores e podia ter feito o empate antes do intervalo.

Cinco minutos depois do descanso Danito encontrou espaço pelo centro do relvado e serviu atrasado Joca, um meio campista da equipa de Tete ainda tentou cortar o lance mas acabou por ajeitar melhor o esférico para o avançado “alvi-negro” que encheu o pé do meio do meio campo. O guarda-redes Swini viu a bola partir, fraca, e terá julgado que iria passar perto da sua baliza porém acabou por vê-la entrar e só parar no fundo das malhas.

A União Desportiva do Songo bem procurou chegar ao golo mas o guarda-redes Elton não o permitiram acabando por averbar a primeira derrota e a queda da primeira para a 4ª posição da classificação. O Desportivo conquistou a sua primeira vitória no campeonato, após ter perdido nas três jornadas iniciais e saiu da última posição para a 12º posição.

Eis a classificação do Moçambola:

CLUBES J V E D BM BS P
1 Liga Desportiva de Maputo 4 3 1 0 7 2 10
2 ENH de Vilanculos 4 3 1 0 6 3 10
3 Ferroviário de Maputo 3 3 0 0 6 0 9
4 União Desportiva de Songo 5 2 2 1 5 2 8
5 Ferroviário da Beira 4 2 1 1 4 2 7
6 Costa do Sol 4 1 2 1 8 8 5
7 Maxaquene 4 1 2 1 6 5 5
8 Desportivo de Nacala 5 1 2 2 4 6 5
9 Ferroviário de Nampula 4 1 1 2 3 3 4
10 Estrela Vermelha de Maputo 4 0 4 0 2 2 4
11 Chibuto FC 4 0 4 0 1 1 4
12 Desportivo de Maputo 4 1 0 3 5 8 3
13 1º de Maio de Quelimane 4 0 2 2 4 9 2
14 Chingale de Tete 3 0 2 1 4 7 2
15 Ferroviario de Nacala 4 0 2 2 2 5 2
16 Desportivo de Niassa 4 0 2 2 1 5 2
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!