Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2015: Maxaquene derrota Costa do Sol e assume provisoriamente a liderança

O Maxaquene derrotou, no sábado (04), o Costa do Sol por 2 a 1 em partida que abriu a disputa da 4ª jornada da maior prova futebolística do país, o Moçambola. Com este triunfo, os tricolores assumiram provisoriamente a liderança com um total de nove pontos, mas dois que a Liga Desportivo que só vai entrar em cena no domingo (05).

Diga-se em abono da verdade que o treinador moçambicano Chiquinho Conde, deu um banho de táctica a Nelson Santos. O moçambicano mostrou ao técnico português que nem sempre jogar ao ataque é estar no ataque.

O jogo começa praticamente com o Maxaquene em vantagem, visto que os tricolores inauguraram o marcador à passagem do minuto oito. Na sequência de um livre a castigar uma falta de Dário Khan sobre Loló, Michael cruzou para a grande área para o corte de Gerson e na recarga Lukman rematou forte sem hipóteses de defesa para César.

Em vantagem, Chiquinho Conde mandou a sua circular a bola de pé para pé como forma de enervar o seu rival, que nos primeiros minutos andou à leste dos acontecimentos.

A resposta dos canarinhos surgiu aos 15 minutos. No seguimento duma joga de insistência, João Mazive cruzou para a grande área e Simplex saiu aos papéis mas Dário Khan cabeceou e o esférico saiu ao lado da baliza.

O Maxaquene continuava dona e senhora do jogo, visto que o Costa do Sol não conseguia penetrar na muralha defensiva montada pelo técnico dos tricolores. Aos 35 minutos, Dário Khan, do meio da rua, desferiu um portentoso remate mas a bola passou por cima da barra transversal da baliza de Simplex. O intervalo chegou com o 1 a 0 a favor dos tricolores.

Golo soberbo de Michael

Tal como acontecera na primeira parte, na segunda metade do jogo o Maxaquene voltou a entrar na mó de cima e volvidos dois minutos Mayunda esteve perto de ampliar a vantagem, mas viu a bola a passar a escassos centímetros da barra transversal da baliza à guarda de César.

Dois minutos depois, na sequência de uma jogada de contra-ataque, Isac com Lukman em boa posição para rematar a baliza optou por um portentoso remate que, diga-se, foi as nuvens.

Na resposta dos canarinhos, João Mazive galgou terreno até a linha de fundo e cruzou para a pequena área, mas por centímetros Jojó falhou a emenda. Aos 61 minutos, no seguimento de um livre a entrada da área, Dário Cruza a bola para dentro da grande área e Lukman desviou a bola com o braço e o árbitro assinalou prontamente para a marca dos 11 metros. Chamado a cobrar o capitão dos canarinhos reestabeleceu a igualdade.

O golo galvanizou a turma de Nelson Santos, visto que volvidos seis minutos apos o empate esteve perto de passar para a frente do marcador, mas Jojó bem servido por João Mazive rematou e o esférico passou por cima da baliza de Simplex.

Aos 70 minutos, o Maxaquene fixaria o resultado final em 2 a 1. Depois de uma excelente combinação com Isac, Moniz subiu até a linha de fundo e cruzou para a grande área onde estava Michael que rematou de forma soberba e a bola foi travada pelas redes da baliza César.

Em desvantagem, o Costa Sol fez o que lhe competia, andar atras do prejuízo, mas o Maxaquene mostrou solidez no seu sector mais recuado. No segundo dos quatro minutos compensados pelo árbitro, Daynho cruzou e Simplex voltou a sair aos papéis, Parkim fez um remate com selo de golo mas o guarda-redes tricolor redimiu-se com uma grande defesa e garantiu o regresso da equipa de Chiquinho aos triunfos.

Com esta vitória, o Maxaquene assumiu provisoriamente a liderança do certame, uma vez que os restantes jogos serão realizados no domingo (05).

Eis os jogos que serão realizados no domingo (05) a partir das 15h30:

Ferroviário de Maputo X ENH de Vilanculo (Estádio da Machava)

HCB de Songo X Ferroviário de Nampula (Campo do HCB)

1º de Maio de Quelimane X Ferroviário de Quelimane (Campo do Ferroviário de Quelimane)

Desportivo de Maputo X Liga Desportiva (Campo do Costa do Sol)

Desportivo de Nacala X Clube de Chibuto (Campo da Bela Vista)

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!