Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2014: Muçulmanos regressam as vitórias com “hat-trick” de Zico

A Liga Muçulmana de Maputo, líder e campeão em título, graças a três golos de Zico e mais um de Telinho, goleou o Estrela Vermelha da Beira e pôs fim a uma série de quatro jogos sem vencer no Campeonato Nacional de Futebol. O Ferroviário de Nampula continua firme na perseguição ao líder, nesta 24ª e antepenúltima jornada do Moçambola, os locomotivas da chamada capital da zona norte derrotaram o Maxaquene pela margem mínima.

No seu jogo de estreia como treinador, Daúdo Razack mexeu no onze base da Liga lançando o extremo Nando e o guarda-redes Joaquim, em detrimento de Muandro e Milagre que não foram convocados para este embate por mera opção técnica.

Jogando em casa os campeões pegaram nas rédeas de jogo assim que soou o apito inicial do árbitro, Mateus Infante, face a uma equipa do Estrela Vermelha da Beira que desde cedo optou pela táctica defensiva explorando o contra-ataque com velocidade de Binó e Bude.

A primeira jogada digna de registo surgiu à passagem do minuto quatro. Imo, com um passe teleguiado, descobre Zico que perto da quina área, passou por dois adversários, e rematou para as malhas laterais. No lance seguinte, os dois jogadores trocam de papéis, Imo, do meio da rua, rematou e o esférico passou a escassos centímetros do poste direito da baliza de Jaime.

Os forasteiros não conseguiam contrariar as investidas da Liga Muçulmana que com naturalidade inaugurou o marcador aos nove minutos. Liberty, depois de ganhar um despique com Youssof, com o passe magistral, colocou a bola nos pés de Kito que subiu até a linha de fundo e cruzou para a marca de grande penalidade onde estava Zico que aproveitou a apatia da defensiva da equipa de Lopes Cumbane para fazer o 1 a 0.

À passagem do minuto 28, Momed Hagy, perto da linha da grande área, desferiu um portentoso remate mas a bola passou a escassos centímetros da baliza de Jaime. No lance seguinte, os muçulmanos chegaram ao segundo golo. Cruzamento de Kito, Zé Rasta e Jaime atrapalham-se e o esférico sobra para Zico que limitou-se a encostar para o fazer o seu segundo golo na partida.

Mesmo em desvantagem, o Estrela Vermelha da Beira não abdicava do seu jogo defensivo, o que de certa forma facilitou a tarefa dos muçulmanos que dominavam em todos aspectos. Aos 31 minutos, depois de uma excelente combinação com Paiva, Enio completou o corredor direito e cruzou para a marca da grande penalidade, mas Joaquim antecipa-se a Binó que estava em posição privilegiada para visar a baliza. Na resposta dos muçulmanos, depois de uma excelente combinação com Zico, Telinho, dentro da grande área, rematou forte mais Jaime com uma intervenção monstruosa evita aquele que seria o terceiro golo dos anfitriões.

À passagem do minuto 38 a Liga Muçulmana ampliou a vantagem, Mário na tentativa de sair com a bola controlada perde-a para Eusébio que, prontamente, cruza para a grande área onde estava Zico que apenas rematou para o três a zero e o terceiro da sua conta pessoal.

A fechar a primeira parte, o Estrela Vermelha este perto de reduzir a desvantagem. Depois de uma excelente triangulação com Budi, Youssof, dentro da grande área, rematou e viu a bola a ser devolvida pelo poste com Joaquim já completamente batido.

Telinho completa a goleada

Depois do descanso os alaranjados pareceu terem entrado transfigurados, quatro minutos depois do apito do árbitro, Ozias rematou cruzado e bola passou a escassos centímetros do poste esquerdo da baliza de Joaquim.

Aos 57 minutos, Youssof, do meio da rua, desferiu um míssil bem colocado mas o esférico passou por cima da baliza a guarda de Joaquim.

Mas apesar do crescimento do seu rival a Liga dominava o jogo, controlando a posse de bola e o ritmo do jogo, e voltou a marcar no minuto 67. Zico recuperou a bola no meio campo, galgou terreno até a entrada da área onde lançou Telinho que com apenas Jaime pela frente limitou-se a escolher aonde e que queria colocar o esférico.

À passagem do minuto 69, Ozias, com um passe magistral, isolou Youssof que rematou para uma excelente defesa de Joaquim.

Antes do final do tempo regulamentar as duas formações voltaram a criar oportunidades de golo mas a goleada não se alterou até ao apito final do árbitro.

Locomotivas de Nampula continuam na perseguição ao líder

A equipa de Rogério Gonçalves viajou para a capital do país onde, com um golo de Eboh, derrotou o Maxaquene pela margem mínima e mantém-se firme na perseguição ao líder com apenas um ponto de desvantagem.

No derbi do Chiveve, entre o Ferroviário e o Têxtil, saiu vitoriosa a equipa locomotiva que, graças aos golos de Maninho e Carlitos, também está firme na terceira posição do Moçambola.

Ainda nesta jornada 24, o Costa do Sol, com golos de Chimango e Mauro, bateu o Ferroviário de Maputo por dois a zero.

O Ferroviário de Quelimane venceu o seu homónimo de Pemba pela margem mínima, Ibra na cobrança do castigo máximo garantiu mais três pontos para equipa de Nacir Armando.

No sábado (18), numa das duas partidas que abriram a jornada 24, o Desportivo de Maputo goleou o HCB de Songo pelos expressivos três a zero com golos de Mastyle, Jorge e um auto-golo de Mucuapele. Enquanto o Desportivo de Nacala e o Clube de Chibuto não foram além de um empate a uma bola.

Quadros de resultados da jornada 24:

Desportivo de Maputo 3 – 0 HCB de Songo

Desportivo de Nacala 1 – 1 Clube de Chibuto

Maxaquene 0 – 1 Ferroviário de Nampula

Ferroviário de Quelimane 1 – 0 Ferroviário de Pemba

Costa do Sol 2 – 0 Ferroviário de Maputo

Liga Muçulmana 4 – 0 Estrela Vermelha da Beira

Ferroviário da Beira 2 – 0 Têxtil de Púnguè

Confira a classificação:

P Equipas J V E D BM BS SG P
1 Liga Muçulmana 24 12 8 3 35 11 24 47
2 Ferroviário de Nampula 24 13 7 4 23 11 12 46
3 Ferroviário da Beira 24 12 6 5 27 14 13 43
4 Desportivo de Maputo 23 11 5 8 33 23 10 38
5 Maxaquene 24 10 5 9 23 17 6 38
6 HCB de Songo 24 11 5 8 28 23 5 38
7 Costa do Sol 24 10 5 8 29 23 6 35
8 Clube de Chibuto 24 9 7 8 28 26 2 34
9 Desportivo de Nacala 24 7 9 9 22 26 -4 30
10 Ferroviário de Quelimane 24 8 4 12 17 31 -14 28
11 Ferroviario de Maputo 24 6 8 10 22 24 -2 25
12 Têxtil de Púnguè 24 5 6 13 10 32 22 21
13 Ferroviário de Pemba 24 5 6 11 16 29 -13 21
14 Estrela Vermelha da Beira 24 3 10 10 10 27 -17 19

Confira os jogos agendados para a 25ª e penúltima jornada:

Sábado(25) 15H Costa do Sol Vs HCB Songo

Sábado(25) 15H Estrela Vermelha da Beira Vs Maxaquene

Domingo(26) 15H Ferroviário de Maputo Vs Desportivo de Nacala

Domingo(26) 15H Chibuto FC Vs Ferroviário de Quelimane

Domingo(26) 15H Ferroviário de Pemba Vs Ferroviário da Beira

Domingo(26) 15H Têxtil de Púnguè Vs Liga Muçulmana

Domingo(26) 15H Ferroviário de Nampula Vs Desportivo de Maputo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!