Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique vence Angola e reconquista bronze no Afrobasket sub-18 feminino

Moçambique vence Angola e reconquista bronze no Afrobasket  sub-18 feminino

Foto da FIBAA equipa feminina de basquetebol de Moçambique dos sub-18 reconquistou a medalha de bronze batendo a sua similar de Angola por 56 a 43 pontos no jogo disputado neste domingo(05), no Cairo, e pontuável para o apuramento do 3º e 4º lugar do Campeonato Africano das Nações. Sílvia Veloso voltou a fazer um partida brilhante e acabou eleita para o cinco ideal da competição, que foi conquistada pelo Mali.

Depois de perder no sábado a meia-final diante do Egipto, por 66 a 33 pontos, restou a nossa selecção bater-se com Angola para manter o estatuto de terceira melhor selecção do continente, posição alcançada nos Campeonatos de 2010, 2014 e 2008.

As angolanas marcaram primeiro mas Sílvia abriu o placar com um triplo, graças a ajuda de Iolanda Francisco, fez 14 pontos e ganhou 11 ressaltos na partida, a selecção moçambicana venceu o primeiro período com 6 pontos de vantagem.

Angola deu luta e reduziu a desvantagem primeiro para 3 pontos antes de Moçambique voltar a encestar, e depois para apenas 1 ponto. Mas as nossas meninas mostraram a sua classe e voltaram a distanciar-se no placar saindo para o intervalo a vencer por 27 a 16 pontos.

A selecção de Angola tentava inverter a desvantagem mas Sílvia, Iolanda e Madina Camara mantiverem a liderança no placar que no final do terceiro período era de 10 pontos.

No último período as moçambicanas controlaram bem o jogo, com 20 pontos no jogo Sílvia Veloso comandou a equipa para a vitória selada por Madina com dois cestos livres certeiros que garantiram a quarta medalha de bronze consecutiva na categoria de sub-18.

Mali conquista título

Foto da FIBAJá na noite de domingo as anfitriãs nada puderam fazer para impedir que o Mali conquistasse primeiro o título africano da categoria com uma vitória por 84 a 61 pontos.

As duas selecções vão representar o nosso continente no mundial sub-19 que está marcado para o próximo verão na Itália.

A egípcia Meral Abdelgawad foi eleita a jogadora mais valiosa do Campeonato (MVP). Ela foi ainda nomeada para o cinco ideal ao lado da companheira de selecção Nesma Khalifa, da dupla maliana Aminata Diakite e Coulibaly, e também da moçambicana Sílvia Veloso. De 17 anos de idade Sílvia é jogadora do Ferroviário da Beira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!